quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Upanema não foi contemplado com recursos do FIA

O projeto EDUCARTE, que atua na área de atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade social, não obteve a renovação dos recursos do Fundo para Infância e Adolescência – FIA, para o ano de 2010. A notícia pegou de surpresa a secretária de Urbanismo e Ação Social - SUAS, Rivanda Bezerra, responsável pela condução do projeto em nossa cidade. Segundo ela, o projeto EDUCARTE teve um dos seus melhores anos em 2009. “Tivemos grandes avanços nesse ano, por isso a nossa surpresa pela não renovação”, comenta. Os motivos para não renovação dos recursos para o projeto ainda não foram explicados pela empresa Petrobras. “Ficamos sabendo que não fomos contemplados através de um coordenador de um projeto de outra cidade”, explica Rivanda.

Logo que soube da notícia, a SUAS manteve contato com integrantes da área de Comunicação da empresa. Lá receberam explicações vagas e que não convenceram os membros da secretaria. Pelas informações repassadas ao JU, à crise financeira que afeta o mundo seria um dos motivos para não renovação. Outra informação extra-oficial é de que os recursos previstos para o EDUCARTE em 2010 estariam bem acima do que a empresa estava prevendo investir nos municípios da região. O setor de Comunicação da empresa em Mossoró, também teria se eximido da responsabilidade pela não renovação, alegando que a responsabilidade da escolha dos municípios contemplados seria da gerência em Salvador. “Iremos exigir que a empresa se manifeste de maneira formal, através de um documento para que a população de Upanema possa ficar sabendo os motivos”, afirma a secretária Rivanda.

Para Rivanda, é inconcebível que o setor de Comunicação em Mossoró não tenha participação na indicação dos municípios contemplados. Ela entende que os profissionais de Mossoró conhecem os projetos e acompanham durante todo o ano, as atividades desenvolvidas, portanto, são eles que repassam essas informações para Salvador.

Em Upanema, o projeto foi responsável pela reativação da banda de música de nossa cidade, pela criação de grupos de teatro, dança, profissionais, projetos de reintegração de jovens em situação de risco social, além da formação de músicos. A não renovação dos recursos, que para esse ano de 2009 foram da ordem de aproximadamente R$ 100.000,00 forçará a secretaria a modificar seu planejamento para o ano de 2010.

Logo que tomou conhecimento do fato, a prefeita Maristela conversou com a secretária Rivanda. A decisão da Petrobras também pegou de surpresa a prefeita. “Assistimos ao evento promovido pela SUAS agora, em dezembro, onde todos os municípios contemplados com o FIA também participaram. A diferença de Upanema em relação aos projetos dos outros municípios era muito grande”, afirma a prefeita. Maristela acreditava que a renovação seria algo natural. Com a não renovação dos recursos para o projeto, a prefeita Maristela prometeu assumir, diante das possibilidades financeiras do município, a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto EDUCARTE. “Não vamos deixar que esse projeto se acabe, pois ele tem trazido muitos frutos”, afirmou.
Fonte: Jornal de Upanema

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa estória tá muito mal contada.....