segunda-feira, 23 de março de 2009

ÚNICA APRESENTAÇÃO HOJE A NOITE DE ESPETÁCULO TEATRAL

TEATRO - Tony Silva e Damásio Costa formam a dupla titular de Deus Danado, em turnê pelo RN


O grupo mossoroense Cia A Máscara de Teatro estará apresentando logo mais a noite em Upanema o espetáculo “Deus danado”. A apresentação teatral está prevista para acontecer as 19h00min pontualmente no Clube Municipal.

Serão disponibilizados apenas 150 ingressos que serão distribuídos gratuitamente a partir das 18h00min.

A turnê, intitulada Nordeste Danado, foi viabilizada pelo edital BNB Cultural 2009 e segue até o dia 17 de maio percorrendo dez cidades do Estado.

Dirigido pelo maranhense Marcelo Flecha e baseado no texto do potiguar João Denys, o espetáculo narra a jornada de dois sertanejos que tentam encontrar a felicidade apesar de imersos na típica tragédia nordestina: seca, fome, falta de perspectivas... Entre diálogos e conflitos, os personagens acreditam que, cavando, irão encontrar uma botija com ouro para resolver todos os problemas. A ação nos remete ao drama do sertanejo que, cercado pelas dificuldades, passa a vida inteira na esperança de uma vida melhor.

“O diferencial é a forma como contamos essa história”, garante Esdras Marchezan, assessor do grupo, criado em 1999. No elenco, Tony Silva e Damásio Costa formam a dupla titular, enquanto Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo ficam na retaguarda caso haja sessões seguidas.

“As diferenças já são percebidas desde o início, com a disposição circular do palco: os atores ficam no centro e o público, bem próximo, se acomoda em volta da cena”, adianta Esdras. Outro detalhe interessante é a constante manipulação de uma moenda “que serve para marcar a passagem do tempo”. “É uma quantidade pequena de atores e o espaço também é limitado, diferente. O público tem uma proximidade maior com a peça”, comenta Damásio Costa.

Mas as novidades no formato não param por aí: o controle da iluminação é feito pelos próprios atores em cena. “O grupo é formado por quatro atores que se revezam nas apresentações e, enquanto uma dupla está em cena a outra faz o papel de equipe de produção. Assim reduzimos os custos, promovemos a experimentação e aumentamos a possibilidade de sair em turnê”, justifica.

O espetáculo “Deus Danado” estreou em 2007 em Mossoró e já foi apresentado em Curitiba, São Luiz, Imperatriz (MA) e São Paulo, sempre com boa repercussão da crítica especializada – entre elas Folha de São Paulo, Revista Bravo, O Estado de São Paulo e Jornal Agora. Ao contrário da atual turnê, a viagem foi financiada com recursos do grupo.

Com informações da Tribuna do Norte

Nenhum comentário: