domingo, 10 de fevereiro de 2008

Jornal de Upanema realiza consulta popular com 300 entrevistados

O Jornal de Upanema, com o objetivo de informar com imparcialidade e modernidade, sempre procura inovar. Através da consulta popular chegamos à opinião dos upanemenses a respeito de determinados temas. Foi assim quando criamos o Troféu Melhores do Ano, onde premiamos os destaques do comércio e prestadores de serviços do município. Agora, estamos vivendo um ano eleitoral e, portanto a curiosidade para saber ou ter uma noção do que pensa a população upanemense dentro desse contexto está presente em todos nós. Esse foi um dos motivos que fez com que tivéssemos a iniciativa de fazer essa pesquisa, que além do tema eleitoral, também aborda temas de interesse público, como saber qual o principal problema do município, na opinião dos entrevistados. A atuação do atual quadro de vereadores e a avaliação da atual administração municipal também foi consultada. Com perguntas espontâneas e estimuladas, três entrevistadores (pagos pelo Jornal de Upanema) ouviram a opinião de 300 eleitores residentes na zona urbana de Upanema. Dos 300, 54% dos entrevistados foram do sexo feminino e 46% do sexo masculino. Como não somos um instituto de pesquisa, não poderemos divulgar no momento, os dados eleitorais da consulta, mas os mesmos servirão como base histórica para nosso Jornal. Divulgaremos apenas os temos que não estão relacionados ao processo eleitoral, mas que não deixam de estar ligados ao mesmo. Acompanhe os números:
O primeiro questionamento feito aos entrevistados, tinha o objetivo de mensurar a aprovação ou rejeição da administração do Prefeito Jorge Luiz, com as opções ótimo, bom, ruim, péssimo. Na opinião dos entrevistados o governo Jorge Luiz é bom para 67,7%. Para 26% dos entrevistados o governo atual é ótimo. Já para 3,3% o governo Jorge Luiz é ruim. Finalizando com 3% dos entrevistados achando péssimo o atual governo municipal. Somando-se as opiniões aprovando o atual governo, ou seja, ótimo e bom, temos o impressionante percentual de aprovação para o atual governo municipal de 93,7%. O número é bastante significativo, pois se contrapõe a máxima de que no último ano de governo, a maioria dos prefeitos tem um desgaste natural em suas administrações.


O segundo questionamento feito aos entrevistados era com relação aos problemas do município. Através da metodologia espontânea 38,5% dos entrevistados apontaram a saúde como o principal problema de Upanema. Em seguida vem a segurança, com 30,6%. A educação vem em terceiro lugar, sendo apontada como principal problema por 16,1% dos entrevistados. Outro problema citado pelos entrevistados foi à falta de um sistema de telefonia móvel em nosso município. Esse problema foi citado por 3,3%. A ausência de asfaltamento da BR-110 foi apontada por 1,6%. Não souberam responder ou se abstiveram da dizer sua opinião, 9,9%. A saúde mais uma vez está contemplada como um dos principais problemas do município. Uma triste realidade que não deveria acontecer em um município rico como o nosso. O questionamento do Jornal de Upanema serve de pano para próximas perguntas, como: em que área da saúde se encontra os maiores problemas? Talvez essa pergunta explique de fato, qual o principal problema da saúde upanemense. Talvez esteja na falta de competência de alguns profissionais, na gestão da secretaria, na má qualidade do atendimento, na falta de estrutura dos locais de atendimento aos pacientes, na falta de investimento em novos equipamentos e na contratação de novos profissionais ou até mesmo em tudo isso junto. O que a resposta dos entrevistados deixa claro é que existe o problema, e que as atuais autoridades e as futuras devem curar esse mal.


Talvez esse seja o resultado mais expressivo da consulta feita pelo Jornal de Upanema. Com uma desaprovação de 62,5% o povo manda um duro recado para os atuais vereadores, que pode significar uma tendência de renovação da Câmara nas próximas eleições. Ficou clara, a insatisfação da população com o atual quadro de parlamentares municipais. Como estamos vivenciando o último ano dessa atual legislatura, talvez seja impossível reverter esse quadro de insatisfação.

5 comentários:

Anônimo disse...

será que alguem q recebeu uma casa nesse prefeito ditador teria coragem de falar q estava insatisfeita teria?

Anônimo disse...

60% dos entrevistados optaram por bom comedo de ditador q aí estar

Anônimo disse...

Que ditadura boa para Upanema. Essa ditadura levou a 04 derrotas e se aproxima a 05 derrota, ficando na história do município de Upanema.

Anônimo disse...

ei pessoal (bicudos) voces acham que qem nao tem onde morar e recebe uma casa E para votar contra? se eu fosse um deles saia nos comicios com um pe de bananeira nas costas ate amanhecer o dia.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

não importa q seja a5 derrota mas q é ditador É. um dia o povo acorda