::eleições 2010
A oposição sai destroçada mais uma vez dessas eleições em nosso município e, não é exagero como seus correligionários podem imaginar.
Todos pensavam que com a divisão da situação em dois (Maristela/Jorge) o grupo de Luiz Jairo e do vereador Nonato Garcia conseguiria fazer o deputado federal mais votado, ou seja, João Maia que tinha a seu favor também os dividendos da BR 110 que deverá ser iniciada em breve.
Mesmo assim, o candidato apoiado pela oposição ficou apenas na terceira colocação em Upanema com 1.421 votos. Essa votação foi tão pífia se comparada com as expectativas que foi até menor que a obtida por seu candidato em 2006. Naquela campanha a oposição apoiava Betinho Rosado que obteve 1.558 votos e tinha ficado com a segunda colocação.
A votação do deputado estadual apoiado por Luiz Jairo também ficou abaixo de todas as expectativas. Em 2006 apoiaram Lavoisier que obteve 798 votos e ficou em 3º lugar em Upanema. Este ano apoiaram Lauro Maia, filho de Lavoisier, e sua votação caiu para apenas 653 votos, descendo para a 5ª colocação geral no município. Tudo isso sem contar que Lauro não conseguiu se eleger deputado estadual.
A oposição perdeu ainda com Wilma de Faria para o senado e com o governador Iberê Ferreira que obteve apenas 1542 ao contrário dos 2.382 em 2006 de Wilma. Em suma, ficaram apenas com o deputado federal João Maia enquanto que em 2006 ganharam com o federal, estadual e com a governadora.
Claro que tudo isso será contabilizado para 2012 e para reverter esse resultado negativo será difícil haja vista que nem com a divisão da situação em Upanema a oposição conseguiu se aproveitar e vencer de algum modo.