quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

TODOS OS HOMENAGEADOS COM A COMENDA PE. PEDRO NEEFS

JUSTIFICATIVAS DAS COMENDAS

1. EXMO. SR. PREFEITO MUNICIPAL DE UPANEMA, JORGE LUIZ COSTA DE OLIVEIRA – através desta comenda denominada Pe. Pedro Neefs, a Câmara Municipal manifesta os agradecimentos e expressa a confiança de todos os religiosos, num gesto ecumênico reconhecendo a sua contribuição para a pregação do evangelho, não medindo esforço colaborando com a realização de certame cívica e religiosa, dando condições ao nosso Padre a evangelizar, e assim, abençoando a humanidade, suavizando, minorando as aflições de quanto procuram na palavra de Deus o Consolo da Paz, da União. Os nossos agradecimentos através da Comenda denominada pe. Pedro Neefs

2. REVERENDISSIMO PE. JOSEMAR LIMA – da Congregação Sagrado Coração de Jesus – ScJ, de grande formação religiosa há dois anos chegou em Campo Grande – RN, hoje assistindo em Upanema, e outros municípios do oeste Potiguar, veio ascender os católicos pregando sob os desígnios da Divina providência, a simplicidade evangélica de pastor, sapiente sacerdote carismático incansável, tem procurado resgatar o catolicismo em nosso meio com muito sacrifício, visita semanalmente as comunidades rurais, dando-nos mais credibilidade na missão espiritual, ascendência que vem criando e crescendo no seio do Clero upanemense, pela obra de apostolicidade, que está edificando na nossa Igreja, granjeou de certo as benemerências e os votos de agradecimento de um povo que já se sente reconhecido, prestando-lhe essa homenagem através da Comenda denominada Pe. Pedro Neefs.

3. PADRE FRANCISCO BELARMINO GOMES – Vigário de Campo assistindo quando necessário em Upanema, e ao Oeste Potiguar, tentando chegar a todos corações a sua força, a sua fé, para edificação do Reino de Deus, e assim conscientizar novas pessoas a se tornarem discípulos e missionários de Jesus, motivos que justificam essa homenagem.

4. FRATE, JOSÉ EGITO FREIRE - sempre que necessário está presente à nossa Igreja, transmitindo para os fieis o seu espírito de religiosidade, com palavras confortadora que enchem de fé e esperança o coração de todos católicos de Upanema um evangelizador incomensurável e paciente motivos que justificam essa homenagem, denominada Pe. Pedro Neefs

5. EXMO. SR. PREFEITO MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE, JOSÉ EDILBERTO DE ALMEIDA – Merecedor dessa homenagem, uma vez que Pe. Pedro fixou residência em sua terra natal, há quase 02 duas décadas. Portanto o Exmo. Sr. Prefeito José Edilberto, nos grandes e festivos dias de festas religiosas e social, contribui para elevar a fé a esperança de seus munícipes, motivos que justificam a Câmara Municipal num gesto ecumênico prestar esse reconhecimento através da Comenda denominada a Pe. Pedro Neefs.

6. JOSÉ VALNEI DA COSTA – Alem de Ministro da Eucaristia, leva a mensagem do Evangelho, aos upanemenses através das ondas do radio, já contribuiu com a catequese preparando jovens para o Crisma, atua na coordenação do Grupo da Renovação Carismática Católica, mostrando exemplos de oração e ação como um grande evangelizador, é membro da Pastoral da família e missionário dedicando-se ao trabalho da Igreja, demonstrando ser um católico fervoroso que acredita na edificação da sua religião, procura transmitir aos munícipes, que é preciso ter fé e esperança para vencer os obstáculos da vida. Sempre lembrando a toda a comunidade católica que o maior Autor de nossas virtudes é o SENHOR DEUS. Motivos que justificam essa homenagem.

7. MARIA JONACI FREIRE – uma Senhora católica, de relevantes serviços na Catequese de nossa cidade, educando e preparando crianças e jovens para os serviços dedicado ao Cristo Salvador, através da 1ª Eucaristia e Crisma, atuante também no Ministério da Eucaristia por muito tempo e por isso é merecedora de ser homenageada através da comenda denominada de Pe. Pedro Neefs.

8. MARIA ZULEIDE DE ARAUJO – Educadora popular, conhece Pe. Pedro desde sua chegada em Campo Grande, trabalhou junto a Pe. Pedro nos grupos de jovens, acompanhamento as Associações Comunitárias, Projetos Alternativos, luta pela terra, água e direitos humanos, mulheres artesãs rendeiras e no CEBI, como também, nas CEBES – Comunidades Eclesiais de Bases.

9. MARIA DOLORES DA SILVA – Agricultora, ajudou a Pe. Pedro no trabalho de saúde popular, junto as comunidades eclesiais de bases, CEBES, também no CEBI – Centro de Educação Bíblica. Atualmente é também fruto desse trabalho de formação social ainda praticando e distribuindo remédios caseiros principalmente para as famílias carentes mais empobrecidas da região.

10. JOSÉ CARLOS DA SILVA NETO – Agente de pastoral da comissão de Pastoral da Terra – CPT, tem questionado melhorias para as comunidades rurais, não só de Upanema, mas de todo o Oeste Potiguar, orientando os mais humildes a ter Vez e Voz, motivos que justificam a Câmara Municipal com um gesto ecumênico prestar-lhe esta homenagem através da Comenda denominada Pe. Pedro Neefs.

11. JOSÉ WILSON TAVARES BEZERRA- Engenheiro Agrônomo, coordenador do grande Projeto Dom Helder Câmara, cujos ideais se assemelham à ideologia socialista do Reverendíssimo Sacerdote homenageado, procurando implantar através dos movimentos populares uma melhor distribuição de renda no intuito de construir uma sociedade mais justa e igualitária, motivos estes que justificam ser homenageado com a Comenda denominada de Pe. Pedro Neefs.

12. FRANCISCO CARAMURU DE OLIVEIRA MONTE PAIVA – espelhado nos ensinamentos e exemplos de Pe. Pedro tem sido uma pessoa batalhadora pelas famílias principalmente da Zona Rural, na luta por cidadania e direitos humanos. Tem prestado assessoria técnica na área agronômica nas áreas rurais em Upanema, Campo Grande e outras municípios adjacentes. Coordena atualmente o Projeto Dom Helder Câmara no qual atua com assistência técnica permanente em Upanema, como também em outros municípios do território do Sertão do Apodí.

13. MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA – em suas palavras tem varias vezes agradecido a Pe. Pedro a assistência religiosa, o exemplo e atenção dispensada a sua pessoa . Foi assessora do Movimento de Educação de Base – MEB da Diocese de Mossoró, grande lutadora por educação. Ações pregadas e também defendidas por seu orientador espiritual Pe. Pedro. Socorro Oliveira hoje é assessora da Secretaria Desenvolvimento Territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA do Governo Federal, tem participado das lutas e conquistas para a comunidades rurais e assentamentos de Upanema e outros municípios da região.

14. ANTONIO NILTON BEZERRA JUNIOR – Agente de Pastoral da Comissão Pastoral da CPT, tem sido grande batalhador por direitos básicos e indispensáveis a qualquer pessoa Cristã : água, terra e direitos apoiando bastante a luta dessas pessoas que de dia e de noite estão nas áreas de acampamentos e de assentamentos rurais em Upanema e outros municípios da região.

15. RAIMUNDO DE OLIVEIRA CANUTO – Líder sindical do município de Janduiz, Raimundo em seus depoimentos coloca sempre que um de seus professores, principal exemplo de luta e dedicação, amor ao próximo é Pe. Pedro. Varias foram as lutas conjuntas, unidas, em Janduiz e na região principalmente na organização de trabalhadores (as) rurais por terra, vida e cidadania, que Pe. Pedro toda vida apoiou com todo empenho.

16. ZEZELICE FREIRE BEZERRA – Testemunha autentica da fé participa de todos os movimentos religiosos, grande missionária, faz parte de grupos religiosos, buscando saída em conjunto a luz do evangelho , o nosso reconhecimento pela dedicação a essa luta que é fundamental para um trabalho profícuo a frente do catolicismo em Upanema, muito justo essa homenagem ora concedida pelo Poder Legislativo, através da Comenda denominada Pe. Pedro Neefs

17. PAULINO PEREIRA NETO – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, tem trabalhado, adotado uma serie de iniciativas para fortalecer os agricultores (as), montando dialogo responsável e qualificado com todo o seguimento buscando a participação e a influencia da categoria na políticas adotadas. Portanto, é justo que a Câmara Municipal, preste esta homenagem ao Sr. Presidente extensivo a todos que fazem o referido sindicato, com a comenda denominada Pe. Pedro Neefs.

18. ANTONIO EVANGELISTA LOPES BEZERRA – presta os serviços na Elaboração e Acompanhamento a Projetos Rurais E.A.P.R muito identificado espelhado nos ensinamentos do Reverendíssimo Padre Neefs, e assim credor da estima e admiração especialmente das comunidades rurais da zona Oeste Potiguar, toda uma vida devotada ao trabalho honesto e realizador , portanto merecedor dessa homenagem, através da Câmara Municipal.

19. IRMÃ, IRACI LINO DOS SANTOS - Assessora da Catequese familiar em Upanema/RN, durante os anos 80, a Irmã Iraci criou a catequese familiar, e foi para nós o pilar sustentável desse lindo trabalho na Igreja durante vários anos.

20. DR. CELERINO CARRICANDE – Assessor do Curso de Plantas medicinais em Upanema, durante os anos 80, O Dr. Celerino Coordenador do Centro Nordestino de Medicina popular, resgatou conosco a historia do uso das ervas medicinais. Ao ministrar o curso de plantas medicinais conduziu a troca de experiências e a manipulação das ervas para fazer medicamentos.

21. MARIA GAMA DA SILVA – Coordenador do Curso de plantas medicinais em Upanema –RN, no inicio dos anos 80. está sempre ao lado das pastorais, orientando através da sua experiência de vida religiosa, catequista familiar também na mesma década e atualmente presta serviços na catequese da 1ª Eucaristia.

22. MARIA DA CONCEIÇÃO DE CARVALHO – Coordenadora do curso de plantas medicinais e Upanema-Rn, no inicio dos anos 80 Foi também Ministra da Eucaristia durante vários anos prestando esse serviço através da Igreja Nossa Senhora da Conceição.

23. MARIA LUIZA DA SILVA, Conhecida por D. Maria de Zé Pequeno, também Coordenou o Curso de Plantas medicinais em Upanema, vivenciou o trabalho de saúde popular junto as comunidades Eclesiais de Base – CEBES, semente que germinou e fluiu em nosso meio, até hoje manipula ervas medicinais, orienta sobre a importância do medicamento caseiro.

24. VICENTE RANIERI DE AQUINO SOARES – Maestro da Banda de Musica denominada de Militão Benedito de Mendonça, sempre presentes nas festividades religiosas e sociais da nossa Igreja Católica, Nossa Senhora da Conceição, como também na Igreja de N. Sra. Santana, em Campo Grande. Ações que se identificam com o principal homenageado de hoje Pe. Pedro Neefs. .

25. VALDEMAR SEVERINO DA COSTA – no Inicio dos anos 80 criou oc Conjunto VALDESON MUSICAL, sempre presente nas festividades sociais e religiosas da Igreja de Nossa Senhora Santana em Campo Grande, e de Nossa Senhora da Conceição em Upanema. Há 06 anos colabora com os seus serviços de tecladista profissional quando acompanha os cânticos da Pastoral litúrgica nas Celebrações religiosas da Nossa Igreja, afirmando cada vez mais a sua fé junto a comunidade com os seus exemplos de doação da sua profissão a Deus, através da música, portanto também, merecedor dessa homenagem.

26. PEDRO TEIXEIRA BATISTA - Foi Presidente do Conselho Patronal e Finanças da Igreja de Nossa Senhora da Conceição durante 06 anos, contribuindo com seus relevantes serviços para a organização da mesma. Graças a Deus permanece até hoje feliz na fé que professamos, sempre disposto a colaborar com os eventos religiosos. .

27. MARIA ELOIZA LOPES – Coordenadora do Curso de plantas medicinais em Upanema-RN, no inicio dos anos 80. Há 07 anos atua nos serviços da Igreja como Ministra da Eucaristia, disposta a participar de todos os movimentos religiosos num trabalho profícuo a gente do catolicismo de nosso município.

28. MARTA MARTINS DE MOURA BEZERRA – Catequista da Catequese familiar durante os anos 80. Hoje agradece a Deus por seus serviços evangelizador e evidencia a Pe. Pedro Neefs e Irmã Iraci a oportunidade da partilha, da suas experiências e oportunidade de aprendizagens na vida religiosa.

29. MARIA DA CONCEIÇÃO BEZERRA GONDIM – foi Coordenadora do Curso de Plantas medicinais em Upanema-RN, no inicio dos anos 80, presidiu os Conselhos Patronal e Finanças da nossa igreja por vários anos. Conceição Gondim, também fez parte da Catequese familiar e há vários anos catequiza crianças e adolescentes preparando-os para uma vida religiosa, através da 1ª Eucaristia e Crisma, lembrando ainda que é uma grande evangelizadora através de cânticos e da pastoral litúrgica na Igreja Católica, do nosso município.

30. JOSAFÁ INÁCIO DA COSTA- Professor Josafá- Upanemense da mais alta estirpe, tem sido motivo de orgulho para nossos munícipes,pelo largo conhecimento que tem sido depositado fielmente em favor de nossa comunidade. Homem de uma grande verve, seus conhecimentos teológicos têm sido revertido em favor de nossa comunidade católica, haja vista suas mensagens sempre suaves mais profundas têm servido para arrebanhar muitos adeptos,de forma que nada mais justo que num gesto ecumênico concedamos a comenda Padre Pedro Neefs.

31. ANTONIO EUDES BARBOSA E SILVA JÚNIOR - Na mesma linha de seu irmão, Silva Júnior mantém um blog na internet, onde de uma simples notícia ele extrai através de sua capacidade várias interpretações, sendo uma caixa de ressonância entre povo e aqueles responsáveis por nosso cotidiano. Ademais, é uma grata surpresa no nosso magistério, cujo cargo de professor ele alçou por sua competência, que lhe é demais peculiar, inclusive sempre repercutindo o que acontece no mundo religioso, é por isso que num gesto ecumênico nada mais justo que concedamos a comenda Padre Pedro Neefs.

32. PROFESSOR FRANCISCO XAVIER GONDIM- Uma das mais gratas aquisições de nossa igreja católica, inclusive ministra alguns eventos naquela instituição religiosa. Professor de grande vertente, consegue através de seu conhecimento expressar sua capacidade de formador de opinião, e o faz inteligentemente com muito humor, tornando para seus ávidos leitores uma leitura mais gostosa, é por isso que num gesto ecumênico é que devemos e podemos conceder-lhe a comenda Padre Pedro Neefs.

33. JOSÉ MÁRIO BEZERRA DE OLIVEIRA- carinhosamente conhecido por Zé Mário, é sem olvidar o maior contributo para que hoje tenhamos um Jornal onde tem difundido com isenção nossas demandas. Zé Mário sempre tem se preocupado, inclusive foi um dos baluartes para que a concretização de nossa BR 110 seja iminente, sem embargo de dizer que sua família é tipicamente religiosa, é por isso que num gesto ecumênico devemos concebê-lo como um cidadão que efetivamente merece a comenda Padre Pedro Neefs.

34. ANAXIMANDRO EUDSON DE OLIVEIRA BARBOSA E SILVA- Homem de voz garbosa e sedutora, tem dado um incremento aos certames sociais, não só por sua afamada voz, mais também porque sabe transformá-los num evento cultural do mais alto nível, sendo também um formador de opinião através de seu blog, onde mantém uma gama infundável de adeptos, é por isso que num gesto ecumênico é que devemos conceder-lhe a comenda Padre Pedro Neefs.

Um comentário:

Unknown disse...

Meus parabéns a toda a comunidade religiosa de Upanema - RN, e de modo especial a todos que foram homenageados na comenda do padre Pedro Neefs.
A todos vocês: desejo um grande abraço e um beijo em seu coração.
ATÉ BREVE MINHA LINDA UPANEMA.

PARA SEMPRE EU VOS AMAREI DE CORAÇÃO.
SEMINARISTA MÁRCIO AUGUSTO.