sexta-feira, 17 de maio de 2013

VEREADORES: SUBSERVIÊNCIA E IGNORÂNCIA


O vereador é a “pessoa que verea”, ou seja, é o cidadão eleito para cuidar da liberdade, da segurança, da paz, do bem-estar dos munícipes. Tem como uma de suas funções ainda fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo.

Fica claro o papel independente do Legislativo em relação ao Executivo respeitando-se assim a tripartição dos poderes desenvolvida por Charles de Montesquieu, na obra o “O Espírito das Leis” em 1748 e confirmada em nossa Constituição Federal em seu art. 2ª que diz: são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Mas em Upanema a todo o momento essa divisão de poderes é colocada em “cheque” quando vereadores na ânsia exagerada em agradar o prefeito municipal chegam ao ponto de, em nossa opinião, legislarem de forma contrária ao interesse público.

Na sessão dessa sexta-feira (17) tivemos mais um exemplo. Os vereadores da situação aprovaram um Projeto de Lei de autoria do executivo que “doa” um terreno, pertencente ao pai do prefeito, para o município para que funcione uma garagem para os veículos da prefeitura. Até este ponto “poderia” até ser aceitável se não fosse por alguns detalhes que chamam a atenção. Primeiro, a doação é por tempo determinado, ou seja, após quatro anos, isso mesmo, após o atual mandato do prefeito o terreno volta para o seu pai e o que é pior, todas as benfeitorias e investimentos realizadas pela prefeitura no terreno a ele pertencerão! Estamos falando aqui em investimentos como murar o terreno, colocar iluminação, construir galpões para guardar os veículos, etc. 

Nesse diapasão, até “poderia” ser aceitável tal absurdo se a prefeitura não disponibilizasse de terrenos o que tem e muito. Então porque não fazer esses investimentos em um terreno do próprio município? A única resposta que encontro no momento é que assim estariam desagradando o prefeito...

Para nós essa é mais uma lei aprovada pelo legislativo que flagrantemente desrespeita os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência entre outros. 

Devemos ser justos com os vereadores Canindé Rocha e Valério Augusto que foram totalmente contrários a esse projeto. Tentaram sensibilizar os demais vereadores da situação, mas foi em vão. Valério afirmou ainda que esse absurdo não iria ficar assim e que ele iria buscar o Ministério Público para tomar conhecimento dessa situação.

Por fim, fica claro para nós que a SUBSERVIÊNCIA tem sido uma constante na atual legislatura e que dificilmente isso brevemente irá mudar. Só povo tem o poder de escolher representantes realmente compromissados e capacitados para legislar em seu favor. Por enquanto o que vemos são representantes (edis) que fazem jus a definição de ignorância feita por François de La Rochefoucauld quando disse: “Há três espécies de ignorância: não saber o que se devia saber; saber mal o que se devia saber, e saber o que não se devia saber”.

20 comentários:

Anônimo disse...

DAQUI A 3 ANOS A POPULAÇÃO AINDA VOTA NESSES VEREADORES. VERGONHA

Anônimo disse...

O poder legislativo de Upanema se transformou em um grande Circo! Onde a vontade da minoria prevalece sobre o da maioria. Onde esta os representantes do povo? se transformou nos representantes da vontade do prefeito. é muita decepção!

Anônimo disse...

O poder legislativo de Upanema se transformou em um grande Circo! Onde a vontade da minoria prevalece sobre o da maioria. Onde esta os representantes do povo? se transformou nos representantes da vontade do prefeito. é muita decepção!

Anônimo disse...

Esses vereadores precisam estudar a CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA! Será que eles sabem quem ela existe? Querem fazer o povo de palhaço, por que isso é uma palhaçada!

Anônimo disse...

SILVA QUERO PARABENIZAR OS VEREADORES,CANINDÉ ROCHA E VALÉRIO POR ELES NÃO TER COMPACTUADO COM ESSA FALTA DE VERGONHA DOS DEMAIS.HORA MEU POVO É CLARO QUE OBRAS LOGO LOGO VAI SER INICIADAS nesse terreno,hora se eu sou um prefeito ai meu pai doa um terreno a prefeitura em condições que depois de quatro anos o mesmo terreno volta a ser do meu pai de novo é claro eu como prefeito vou fazer construir o que for .

Anônimo disse...

Guardar os equipamentos em um lugar seguro é ótimo, fazendo investimentos em terrenos da prefeitura ok, mais investir em terrenos de terceiros não da para entender, será que o prefeito esta pensando igual aos seus eleitores, isto que, que a prefeitura agora é deles. Um aluguel de 1.000,00 por mês daria em 4 anos 48.000,00 se fizer só um galpão vai gastar esse valor, lembrando que deve murar e fazer outros investimentos, vamos aguardar, atenção Ministério Público.

Anônimo disse...

ESTA CAMARA VAI FICAR PARA HISTORIA
COM A MAIS INCOMPETENTE DE TODO O LEGISLATIVO DE UPANEMA, SAO ABSURDAS AS LEI ESTES VEREADORES ESTA FAZENDO.

Anônimo disse...

Valeu Caninder e Valerio estou vendo que não votei perdido.

Anônimo disse...

Gente! Que absurdo é esse?
Acho que não somente Valério, mas, o povo em geral deve buscar o Ministério Público. Investimentos públicos em propriedade particular? Pq é uma propriedade particular. Essa Câmara é a maior decepção já vista nos últimos tempos em nossa cidade. É preciso que o povo comece a questionar ou nos afundaremos de vez.

DESPERTEM POVO!

Anônimo disse...

São pau mandado, coitados.

Sem. Jefferson Carvalho disse...

Eu me envergonho desse vereador que votei....já aprendi a lição.......pode deixar....

Anônimo disse...

será que esses vereadores da situação estivessem na oposição aprovariam este projeto ou vice-versa? este é o mal dos políticos brasileiros que em nenhum momento pensam no bem-estar da sociedade e sim nos seus próprios interesses.E pelo visto esta câmara atual caminha para um dos legislativos mais fracos existentes em nosso município.

Anônimo disse...

A culpa é nossa.

Anônimo disse...

cade o departamento juridico da prefeitura e da camara que não estão assessorando o prefeito e os vereadores na constitucionalidade desses projetos?

Anônimo disse...

só lembrando que a murada já começou a ser feira antes mesmo do projeto ser aprovadokkkkkkkkkkk
isso é uma vergonha!!!

Anônimo disse...

Por que tem que ser o terreno do pai do prefeito?
Eu tenho um terreno e quero doar a prefeitura por quatro anos. E o meu já tem muro tudo pronto é mais facil pra prefeitura que vai gastar menos.



ONDE FICA A CONCORENCIA DESSE JEITO? SÓ QUEM TEM DIREITO É OS CHEGADO DO PREFEITO?
ISSO NÃO PODE ACONTECER. O PROMOTOR TEM QUE SABE DISSO MEU POVO

Mayary disse...

Isso é só o começo. Os vereadores do partido do prefeito vão aprovar tudo que ele quiser, mesmo que seja uma coisa absurda como essa. Mas o povo tem que ficar de olho e prestar mas ATENÇÃO naquilo que os vereadores da oposição estão lá reclamando, pois são minoria e o povo tem que ajuda-los.

Anônimo disse...

silva tem uma familia de peso q jaja vai fazer parte dessa administraçao e um vereador tambem vai ser outra lapada se essa noticia te der dor de cabeça tome pramil

Anônimo disse...

Silva estive hoje no centro da cidade e boatos rolam que levaram uma caçamba para mossoró.levada em cima de uma carreta.

Anônimo disse...

SEM PALAVRAS!!!!