sexta-feira, 22 de junho de 2007

Municípios decidem futuro de Mirandas

Oeste – O futuro da comunidade rural de Mirandas será decidido hoje durante audiência pública, na Escola Municipal Francisco de Souza Junior, envolvendo representantes políticos de Caraúbas e Upanema. Os dois municípios disputam o território da comunidade desde o censo 2000, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) constatou, através de GPS, que o território, até então comandado por Caraúbas, pertencia de fato ao município vizinho.
O movimento contará ainda com a participação dos deputados estaduais, Gustavo Carvalho (PSB), Fernando Mineiro (PT), Lavoisier Maia (PSB), Getúlio Rego (DEM) e Leonardo Nogueira (DEM), membros da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara dos Deputados.
Os municípios comandados pelos prefeitos Eugênio Alves (PR - Caraúbas) e Jorge Luis (PMDB - Upanema), que também participam do movimento hoje, querem agora o direito de comandar o território. Upanema alega que, segundo o Instituto, a área está dentro de suas fronteiras. Caraúbas rebate devido ter feito quase todos os investimentos na localidade e ser detentor de todos os sufrágios da comunidade.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Bezerra (PR), acredita que a vinda dos deputados será de grande importância para a definição do verdadeiro dono do território, em especial depois da posição do deputado Gustavo Carvalho, que já deu parecer favorável ao município dentro da Comissão de Legislação e Justiça, e tem conseguido apoio dos outros membros.
A população aguarda que a Assembléia Legislativa decida pela realização de um plebiscito para definir, junto aos quase 2 mil habitantes de Mirandas, o seu destino. “Estamos muito confiantes, principalmente com a participação dos parlamentares, e não tenho a menor dúvida que vamos vencer essa luta”, acrescentou Hamilton.
Hamilton Bezerra alega ainda que todas as ações realizadas na comunidade partiram do município de Caraúbas. “Todos os serviços sempre foram prestados por Caraúbas, inclusive a construção e manutenção de duas escolas municipais onde trabalham vários professores daqui”, completou.
A realização da audiência pública, para tratar do tema, só foi possível graças à visita do prefeito Eugênio Alves, acompanhado do vice-prefeito Assis Batista e de uma comitiva de vereadores à sede do legislativo estadual, no último dia 11, quando receberam a notícia do deputado Gustavo Carvalho do interesse da casa de verificar junto aos dois municípios essa situação.
Ainda segundo o presidente da Câmara, Hamilton Bezerra, nessa questão os vereadores não se dividem e compartilham com o prefeito todo o desejo de ver essa situação resolvida a favor do município de Caraúbas. “Quando o assunto é o desenvolvimento do nosso município, não tem oposição e situação. Até agora, só o deputado Walter Alves se posicionou a favor de Upanema por questões de compatibilidade partidária, mas tenho certeza de que com o apoio dos demais membros da Assembléia, vereadores e prefeito, decidiremos a situação de Mirandas ainda hoje”.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: