domingo, 22 de abril de 2007

Campo Grande Sediará Encontro Territorial das Feiras da Agricultura Familiar e/ou Agroecológicas

Aquecer a economia local e promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar é o principal objetivo do encontro que o Projeto Dom Heldér Câmara e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial realizarão na terça e quarta-feira, em Campo Grande.

Contaremos com representantes dos municípios de Umarizal, Caraúbas, Apodi, Janduís, Upanema e Campo Grande. Os participantes que virão são agricultores e agricultoras familiares, sindicalistas, técnicos e técnicas de ONG, Secretarias de Agricultura das Prefeituras Municipais, Órgãos Responsáveis pelo Setor nos Governos do Estado e Federal.

Queremos avaliar as dificuldades e as potencialidades das feiras da agricultura familiar e/ou agroecológicas de Umarizal, Caraúbas, Apodi e Janduís para identificarmos a melhor forma de fortalecê-las nas questões de infra-estrutura ou de aumento da divulgação.

Devemos acelerar os processos que estão preparando as feiras da agricultura familiar e agroecológicas de Upanema e Campo Grande na perspectiva de serem inauguradas até o mês de julho. No atual momento a proposta já foi apresentada no fórum das associações dos 02 municípios e também foram realizados os cadastros de produtores e produtoras.

Teremos a presença do companheiro Deputado Estadual Fernando Mineiro que apresentará o projeto de sua autoria que criou a Lei Estadual de Economia Solidária e explicará como a partir da nova lei poderemos fortalecer a agricultura familiar.

Estamos convictos que as feiras da agricultura familiar e/ou agroecológicas podem ser excelentes canais para fechar o ciclo que assegurará elevação da renda dos agricultores e agricultoras familiares, melhoria na alimentação dos consumidores e consumidoras e o desenvolvimento das pequenas cidades.

Ademais é motivo de grande prazer para os conterrâneos e conterrâneas compara produtos gerados nas suas próprias cidades. E sabemos que isto NÃO TEM PREÇO.
Fonte: Blog de Caramuru

Nenhum comentário: