terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Vereadores "antecipam a antecipação"

Os vereadores de Upanema não agüentam mais trabalhar esse ano. Eles tinham marcado duas sessões para esta semana – uma hoje e a outra quinta - com o objetivo de aprovar o orçamento do município para 2007. Na sessão realizada hoje, os vereadores resolveram mais uma vez antecipar o final dos trabalhos no ano de 2006. Ficou decidido que os representantes do povo irão fazer um “esforço concentrado” e realizar duas sessões hoje.
Na primeira sessão os vereadores aprovaram em primeiro turno o orçamento 2007 que foi enviado pelo executivo municipal. O único impasse foi provocado pela emenda verbal do vereador Aguinaldo Elói, que solicitava a redução do porcentual de 25% para 0% a que a prefeitura teria direito para crédito suplementar sem comunicação a Câmara. O vereador alegou que o crédito de 25% faria com que o executivo não tivesse nenhuma obrigação de comunicar a Câmara sobre em que estavam sendo utilizados os recursos. Aguinaldo disse que a redução para 0% iria forçar o executivo a pedir todas as vezes que necessário à liberação dos créditos por parte da Câmara. A emenda causou polêmica e, os vereadores Nonato Garcia, Neném do Cabano e Otávio Augusto conseguiram convencer o vereador Aguinaldo a aumentar para 15% o percentual. O vereador Aguinaldo Elói aceitou o argumento dos colegas e resolveu alterar para 15% o limite de crédito suplementar, sem comunicação a Câmara, a qual o executivo tem direito de utilizar no orçamento. Acima desse percentual, o executivo fica obrigado a pedir a suplementação a Câmara de Vereadores. O vereador Valério Augusto, mais uma vez parecia o líder do governo Jorge Luiz – apesar dele fazer questão de dizer em plenário a este colunista que não está pensando em aderir – quando defendeu a aprovação do orçamento do jeito que o prefeito enviou a Câmara. Valério foi mais além, dizendo que não tinha dúvidas de que toda suplementação que o prefeito fizesse, ele (Jorge Luiz) comunicaria a Câmara. A emenda foi colocada em votação e aprovada pela maioria dos vereadores, com voto contrário dos vereadores Josiel Gondim e Valério Augusto.
Neste momento, os vereadores acabam de aprovar em segundo turno o orçamento de 2007. Chegou, portanto ao final, mais um ano de muito trabalho para os nobres vereadores upanemenses.
Fonte: Blog do Anax

Nenhum comentário: