sexta-feira, 17 de novembro de 2006

ÁGUA DO RIO UPANEMA ESTÁ IMPRÓPRIA ATÉ PARA O BANHO

Um dos grupos de alunos que estavam apresentando a Feira de Ciências do colégio Calazans Freire fez uma revelação surpreendente. O rio Upanema não é próprio para se tomar banho, muito menos para o consumo. Os alunos, coordenados pelo professor Adriano Pereira, coletaram amostras da água do rio em três locais diferentes, e enviaram o material para serem analisados pelo Laboratório CACIM (Centro de Análises Clínicas e Imunológicas de Mossoró). O resultado considerado normal pelo Ministério da Saúde, é de no máximo 10 coliformes fecais por 100 mm de água. As três amostras acusaram mais de 23 coliformes fecais na água do Rio Upanema.
Diante disso, acredito que é preciso que o poder público se manifeste sobre esse fato, pois, os alunos mostraram fotos do esgoto que corria a céu aberto e deságua no rio, principalmente o esgoto do mercado público, com sangue, restos de carne, ossos etc. É preciso também que se tome providencias com relação ao lixão da cidade e a falta de saneamento básico.
Espero que esta feira de ciências não pare por ai. Os alunos precisam ir para a rádio, jornal etc. para cobrar das autoridades competentes as devidas providências.

Nenhum comentário: