sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Arca das Letras em Upanema



Arca das letras é um projeto de bibliotecas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), junto ao projeto Dom Helder, para o meio rural Brasileiro, que envolve múltiplos parceiros na perspectiva de criar mini-bibliotecas para os assentados da reforma agrária, as comunidades de agricultura familiar e as de remanescentes quilombolas.
A idéia é simples: pequenas caixas-estantes são fabricadas por trabalhadores sentenciados, que trabalham construindo arcas para diminuírem suas sentenças, as mesmas são construídas com madeira apreendida pelo IBAMA. Após consultar às comunidades rurais que sugerem os assuntos de seu interesse e necessidades, são formados acervos bibliográficos com 200 títulos, que compreendem livros didáticos, literatura infantil, para jovens e adultos, livros de referência e técnicos especializados.
As arcas levam às comunidades rurais obras que contribuem para o trabalho, a educação, a cultura e o entretenimento das populações do campo.
Na execução desse projeto, o MDA integra ações dos Ministérios da Cultura, da Educação, da Justiça e do Meio Ambiente. Mobiliza as comunidades para o uso do livro por meio de agentes e comissões de leitura que conduzem e aprimoram suas bibliotecas. Por fim movimentos sociais, entidades não-governamentais e a população urbana que apóia o projeto com a doação de livros.
Em relação aos empréstimos de livros; uma pessoa pode levar até dois livros de cada vez, o tempo de devolução varia por idade e por páginas do livro: crianças sete dias, jovens e adultos de quinze a um mês, dicionário um dia e Almanaque Abril um dia.
Upanema também participa desse projeto, pois, já foi contemplada com 9 arcas da letra. Veja as comunidades contempladas:
· P.A. Esperança;
· P.A. Lagoa Vermelha;
· P.A. Bom Lugar I
· P.A. Bom Lugar II
· P.A. Palheiros III
· P.A. Baixa do Dutra
· P.A. Nova Vida
· P.A.Sabiá
· P.A. Sombreiro

Se você quiser colaborar com este projeto fazendo doações de livros revistas e afins, pode procurar Jéssica Priscilla Barbosa de Medeiros, agente de leitura do Projeto de Assentamento Esperança.

Nenhum comentário: