domingo, 17 de abril de 2016

A ORIGEM DO SLOGAN PROFESSOR HOLANDA AMOR, PAZ E ESPERANÇA - TEXTO 20


Não estava muito fixo na minha mente se eu ia ser professor ou não. Tudo começou no ano de 1996 quando fui convidado pelo Diretor da Escola Estadual José Calazans Freire, José Ribamar Ribeiro. Quando fui à escola pra me apresentar não tive condições de explicar para o mesmo que não ia aceitar, porque era uma pessoa muito tímida e ser professor era uma missão quase impossível. Ficando só na expectativa de dizer algo, voltei pra casa muito apreensivo diante de tamanha responsabilidade.  No primeiro dia ao assumir uma sala de aula, o nervosismo tomou conta de mim. Na minha mente só vinha a ideia de que era quase impossível eu assumir uma sala de aula. Os dias passaram e aos poucos fui me acostumando com uma situação que eu não tinha escolhido pra mim. Atualmente, vejo o quanto sofri por aceitar algo que não era capacitado para tal; o melhor é que os desafios dessa escolha tornou-me uma pessoa mais preparada para vida e para a profissão. Percebo que até nas escolhas forçadas se consegue dar a volta por cima e vencer barreiras. Agradeço a oportunidade oferecida quando percebo que a mesma conseguiu fazer de mim uma pessoa mais preparada para a vida.  

No ano de 1996 quando comecei lecionar, logo no primeiro bimestre quando fui corrigir as primeiras provas, ao assinar as mesmas, percebi que se colocasse professor Benedito não teria um bom nome profissionalmente. Somente as primeiras avaliações tiveram esse nome, mas, nas avaliações dos outros bimestres já escolhi o nome PROFESSOR HOLANDA. A tentativa de associar ao nome uma frase de destaque começou com PROFESSOR HOLANDA AMOR, PAZ E FELICIDADE. Os dias foram se passando e percebi que não ficava muito bem a frase e pensei em outra: PROFESSOR HOLANDA AMOR, PAZ E ESPERANÇA. Por que essa frase era melhor e dava mais representatividade profissional? Tudo indicava que o nome HOLANDA era mais profissional do que BENEDITO. O nome HOLANDA era originário de minha família, lá da cidade de Caraúbas. E por que AMOR, PAZ E ESPERANÇA? Sempre fui pessoa pacata, simples e amante da vida e comecei a entender que sem AMOR é impossível viver bem. O essencial da vida é amar como Deus nos amou. Pensando em PAZ, é fácil perceber que sem paz, a vida fica sem sentido e que a verdadeira paz só é nos dada através da fé verdadeira em Deus. Por último, temos ESPERANÇA. O essencial pra vivermos bem é termos esperança. Não qualquer esperança, mas a que nos oferecem condições de acreditar em Deus, que tudo pode fazer. 
  
O slogan associado ao meu nome me faz refletir todos os dias da minha vida sobre a necessidade de termos amor, paz e esperança. É gratificante saber tudo que passei e ver qual profissional que sou hoje. Aprenda que nada é tão difícil que não se possa vencer. O querer vencer é a força necessária pra se obter vitória. Não desistir nunca dos desafios nos faz mais preparados para vida diária pessoal e profissional. E graças a Deus por todas as escolas que lecionei e cidades que assumi a função de professor tornou-se evidente o quanto chama à atenção a adoção do slogan por mim escolhido. Há sempre questionamentos sobre o porquê da escolha.
  
Cada vez mais notamos que ser professor torna-se uma profissão mais arriscada e mais desprezada pelos nossos representantes. Diante do exposto, acredito que hoje me sinto satisfeito em ser professor, não pelo que ganho, mas, pelo meu desempenho em sala de aula e que isso, já ajudou a muitos a definirem os seus destinos. Agradeço a Deus, o autor da minha vida, por sempre me ajudar na caminhada árdua da vida e de me fazer uma pessoa mais preparada. Que ser professor era difícil por causa da timidez; hoje, vejo que foi lecionando que consegui vencer noventa por cento da minha timidez. Sempre percebendo que novos desafios devem ser por mim encarados e vencidos. E que sempre irei repetir todos os dias da minha vida o slogan PROFESSOR HOLANDA AMOR, PAZ E ESPERANÇA.  

Nenhum comentário: