.

.
 

Postagem em destaque

MORADORES DENUNCIAM LIXO EM SUAS RUAS

::lixo          Os moradores da Rua Capitão José Gomes de Souza Bastos não conseguem dormir e nem conversar nas calçadas de suas casas de...

O BRASIL É MESMO UM PAÍS DEMOCRÁTICO? - TEXTO 16 ENVIADO PELO PROFESSOR HOLANDA

dia domingo, 21 de fevereiro de 2016
          Na Grécia Antiga, democracia era algo feito por poucos. Ser cidadão na Grécia era exclusividade de alguns privilegiados do sistema político. Mulheres, estrangeiros e escravos ficavam de fora. A vida política na Cidade de Atenas era organizada para que os ditos cidadãos tivessem tempo e espaço para participar da vida pública.

         A democracia brasileira deixa a desejar. Ser um cidadão atuante não é tão fácil como se pensa. Os detentores do poder político dificultam o máximo a participação popular. O povo é chamado a participar para escolher os seus governantes e nada mais. As escolhas não são tão democráticas. Utilizam-se de muitos artifícios para se chegar ao poder ou permanecer no mesmo.

       Para a maioria dos nossos representantes, a democracia não é muito interessante. Dar a chance de participação popular incomoda a maioria dos detentores do poder. Para eles, o ideal é impor decisões e a obediência cega dos ditos cidadãos. Temem perder espaço na vida pública, caso deem mais abertura para que a população possa participar democraticamente de decisões que afetam a maioria.

        Dizem que as eleições é momento democrático, mas nem tanto. A cada eleição vemos a interferência daqueles que não apoiam a democracia. São os aproveitadores da democracia, usam o momento pra tirar proveito em benefício próprio. Quando escolhidos democraticamente, agem ditatoriamente. Não escutam os anseios daqueles que os escolheram.

            Pra avançar na nossa democracia é muito difícil. Como mudar a mentalidade daqueles que se deixam ser enganados pelos falsos defensores da democracia. Um passo seria educar as novas gerações através de ações desenvolvidas principalmente pela Escola. O ambiente de convivência escolar deveria ser sempre uma oportunidade possível para se desenvolver o espírito democrático. A mudança tem que nascer de uma nova forma de pensar e agir democraticamente.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: