segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

ARLINDO CARLOS DA UM EXEMPLO DE COMO ANDA A SAÚDE DE UPANEMA

Há mais de 6 meses, não venho fazendo comentário em nenhum blog, até porque me falta tempo. Todavia, é preciso que se faça justiça: esse blog presta relevantes serviços à população upanemense. Volto, desta vez, fazendo um relato da saúde pública do nosso município, administrada pela atual administração. Ora, fazer crítica por fazer, não merece credibilidade. Porém, fazer crítica com sentido amplo e construtivo, merece aplauso, merece respeito.

Pois bem: estava em viagem no mês de dezembro/2015, em atividades profissionais, quando recebi uma ligação, pelo celular, de uma pessoa aos prantos, chorava compulsoriamente, e que se identificava como ROSÁLIA DE FÁTIMA MEDEIROS, bastante conhecida na cidade de Upanema,e que desempenha a função de "Gari", pessoa pobre, simples, humilde, funcionária pública municipal na atual gestão. 

Na conversa que tive com ela naquele momento, senti, pelo choro, pelo sofrimento, pela aflição, pelo desespero, de que se tratava de um caso extremamente grave, muito grave. De Repente, senti que poderia haver uma solução que pudesse aliviar o sofrimento daquela pobre mulher humilde. No seu relato, dizia que tinha em mãos um laudo médico, fornecido pelo Dr.Rodrigo Morais de Paiva, afirmando que a paciente necessitava urgentemente fazer uma cirurgia de cálculo renal, sob pena de comprometimento de seus rins, que se não fosse realizado tal procedimento, ocorreria sério risco de outras complicações, até mesmo à morte.

Primeiramente,que a atitude eu deveria tomar? Aconselhei-a a procurar à Secretaria de Saúde do Município. Assim o fez.Como de praxe, a Secretária levou o caso para o Sr. Prefeito, o que prontamente negou o pedido, alegando que não havia qualquer condição financeira de realizar tal cirurgia.Não se convenceu. Insistiu várias vezes, numa luta árdua e incansável contra a morte. começaram as dores insuportáveis. Crises sucessivas e diárias sem qualquer solução por parte do poder público.Como forma de aliviar as dores, começo a tomar injeções todos os dias, já não aguentava mais tanto sofrimento,que era partilhado com todos que tinham conhecimento da gravidade do caso.Todos os garis compartilharam e se solidarizavam com o sofrimento de Rosália. Outros se revoltavam contra aquele que não tem pudor, amor ao próximo, respeito a pessoa humana. É preceito constitucional: todos têm direito à vida. O direito à vida deve ser entendido em consonância com o princípio da dignidade da pessoa humana.Não pode o poder público municipalnegar a saúde a quem precisa. Deve compactuar com a dor e o sofrimento de dezenas de pessoas upanememses, pobres e carentes que, ao buscarem, por falta de opção, tratamento no Sistema Único de Saúde, ficam a mercê de um sistema de saúde em nossa cidade precário e ineficiente que muitas vezes conduz à morte.A saúde é um direito consagrado a todos, constituindo dever do Estado.Obrigando-se o ente político, portanto, ao atendimento pretendido.

Diante do quadro clínico em que Rosália se apresentava, resolvi abraçar juridicamente a causa. Entrei com uma ação na justiça, requerendo que o poder judiciário obrigasse, mediante liminar, que a Prefeitura de Upanema realizasse urgentemente a cirurgia de Rosália. E aí a justiça fez justiça. Determinou imediatamente a sua realização, sob pena de multa de R$ 500,00 por dia. A cirurgia foi marcada, graças a Deus e a justiça, esta tarda, mas chega.Hoje, dia 13/2/2016, Rosália vai ser operada com a graça de Deus e voltará ao nosso convívio com saúde. Que Deus a abençoe. Que todos rezem por ela. Amem!. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Em que ponto nós chegamos em upanema??? Uma cidadã,funcionaria pública,amiga,dona de casa,mãe de família,e infelizmente essa pessoa por não ter condições financeira e se encontrar doente teve o desprazer de procurar o poder público como a esperança de solução de um atendimento digno de uma cidadã mas volta pra casa pior do nunca. Isso porque simplesmente o sr.prefeito prefere remanejar os recursos de nossa cidade e de nosso povo para direcções estranhas. Isso é uma vergonha, como diria Boris Casoy.

Anônimo disse...

Administracao sem respeito ao servidor

Anônimo disse...

Administracao sem respeito ao servidor

Anônimo disse...

Arlindo, quem tem voto é Maria José e Juninho

Anônimo disse...

Cada palavra expressa a verdade sobre tudo o que aconteceu. A cirurgia já foi realizada e ela está muito bem. Ao nobre e competente advogado Dr. Arlindo ficam de nossa parte o agradecimento e o reconhecimento por seu empenho incansável de fazer valer o direito a vida de minha mãe, fato que só foi possível juridicamente. Há muito a dizer, mas para entendimento dos fatos e da gravidade da situação acredito ser suficiente o que já foi dito.

Anônimo disse...

Isso é uma vergonha, um gestor ser denunciado por não ter em suas mãos o gerenciamento do município.

Arlindo Carlos de Oliveira disse...

Obrigado Luciano, fiquei muito emocionado com suas palavras de agradecimento. Estou feliz. Agradeçam, primeiramente a Deus, e em segundo lugar, os homens de boa vontade. A mim, vocês não deve nada, só quero de vocês a amizade e a confiança de está sempre com vocês, na dor e na alegria. Fiz porque não podia deixar uma mãe de família, uma mãe exemplar morrer sem se tomar nenhuma providência.Fiz a minha parte e farei por quem me procurar. Sou uma pessoa que acredita em Deus e na justiça, embora esta às vezes tarda, mas chega.
Um abraço,
Arlindo Carlos de Oliveira
Estarei à disposição dos mais humildes e pobres. Foi assim que me expressei quando fiz o juramento na minha formação como advogado militante. Continuarei assim, ontem, hoje e sempre.