terça-feira, 27 de outubro de 2015

[ABSURDO] PREFEITURA AMEAÇA DESCUMPRIR OS 200 DIAS LETIVOS



http://media.bodaclick.com/img/img_blogs/7diezmil/61cien/76137.jpgSendo um direito dos nossos alunos e um dever da escola e do poder público, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, em seu artigo 24, inciso I, disciplina que “Art. 24. A Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver”; (...)

Em Upanema nós estamos vivenciando a tentativa imoral e absurda de descumprir o que manda a lei, em um flagrante desrespeito a nossa educação como nunca antes visto! Entenda o caso: a Secretaria Municipal de Educação, através da secretária Simony Mendonça, que é irmã do prefeito Luiz Jairo, convocou os diretores das escolas de Upanema, incluindo as da rede estadual, para comunicar que o ano letivo deveria ser encerrado no dia 30 de novembro, diferentemente do calendário antes estabelecido que, para cumprir os 200 dias letivos, iria até 27 de dezembro. Sim, caros leitores, a Secretária está tentando reduzir o ano letivo, prejudicando os nossos estudantes, em cerca de 20 dias! Um verdadeiro absurdo! O pior de tudo isso é o motivo para essa iniciativa que é o corte de gastos, ou seja, a educação para a atual gestão não passa de gastos ao invés de investimento!

Gostaria agora de fazer as seguintes perguntas aos responsáveis por essa idéias, como forma de ajudar a atual gestão: Vocês acham que o promotor vai concordar com o descumprimento dessa lei federal? Vocês acham que a DIRED vai concordar com essa antecipação do calendário letivo? Vocês acham que a imprensa, até mesmo em nível estadual e até, quem sabe, nacional, vão concordar com esse absurdo? 

Espero, sinceramente, que essa ideia seja revista urgentemente para que a situação não se agrave ainda mais! Já que o SINDSERPUP não se manifesta, os professores ou a sociedade como um todo, fiquem sabendo que a Lei ainda existe e ela deve ser cumprida! Portanto, alertamos aos pais e responsáveis legais pelos estudantes para que fiquem atentos a esse direito dos alunos e, ao mesmo tempo, os gestores pela consequência do descumprimento dessa determinação legal de privar os estudantes do direito dos 200 dias letivos.
#ficaadica, #ficaoalerta

3 comentários:

Anônimo disse...

Tem nadinha...Ele descumpre o Plano ,descumpre o Piso ,ñ dar direito aos funcionários tirarem férias e dai?

Anônimo disse...

Ei cade a nossa convenção do PMDB? Num vamos fazer mais não é?

Anônimo disse...

CADE A EX SECRETÁRIA LÉA QUE NO TEMPO DE JORGE ELA FALOU SE FOSSE ALGUÉM NA EDUCAÇÃO NÃO ACEITARIA DE MANEIRA NENHUMA POR QUE O ALUNO PERDE MUITO E AGORA NÃO PERDE NÃO DONA LÉA.