sexta-feira, 5 de junho de 2015

ATENÃO ESTUDANTES! PRAZO PARA SE INSCREVER NO ENEM SE ENCERRA HOJE!

http://zh.rbsdirect.com.br/imagesrc/17437776.jpg?w=640Quer participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano? Então é melhor se apressar porque as inscrições se encerram nesta sexta-feira. Até quinta-feira, havia cerca de 5,8 milhões de inscritos. A expectativa inicial do Ministério da Educação (MEC) é de que 9 milhões de candidatos participem do Enem 2015. 

Entre as mudanças do exame deste ano está a proibição do uso da nota por treineiros para ingressar no Ensino Superior. O edital determina que "o participante menor de 18 anos no primeiro dia de realização do Exame e que concluirá o Ensino Médio após 2015 não poderá utilizar os seus resultados individuais no Enem".

Com isso, o objetivo do MEC é evitar que a nota no exame seja usada para "pular" o terceiro ano regular. Os alunos menores de 18 anos podiam recorrer à Justiça para garantir uma vaga em que tenham sido aprovados. A prova deste ano será no final de outubro e será aplicada em 1.714 municípios. No ano passado, cerca de 6,2 milhões de pessoas fizeram o exame.

PRAZO
As inscrições estarão abertas até as 23h59min desta sexta-feira (horário oficial de Brasília) e devem ser feitas exclusivamente pela internet, em enem.inep.gov.br

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para se inscrever no Enem são imprescindíveis a carteira de identidade e o CPF.
No momento da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone (celular ou fixo) válido e cadastrar um e-mail único.

TAXA DE INSCRIÇÃO
R$ 63. O pagamento deve ser feito até as 21h59min (de Brasília) de 10 de junho.

ISENÇÃO
Estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do Ensino Médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e aqueles candidatos que comprovarem baixa renda.

ATENÇÃO
Os candidatos isentos que não comparecerem nas provas perderão o benefício caso participem das próximas edições do exame. A medida pretende diminuir os índices de abstenção e, com isso, evitar desperdício de dinheiro público.

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO
Neste ano, o MEC passa a disponibilizar os cartões de confirmação de inscrição somente pela internet, não mais pelos Correios.

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO
Quem for maior de 18 anos e quiser utilizar o Enem para retirar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio deve indicar o objetivo já no ato de inscrição.

DIVISÃO DAS PROVAS
24 de outubro (sábado) – Ciências Humanas e Ciências da Natureza
25 de outubro (domingo) – Linguagens e Códigos, Matemática e Redação.
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário: