sexta-feira, 26 de outubro de 2012

APAGÃO ATINGE TODO O NORDESTE

Um apagão ocorrido às 23h14m de quinta-feira (0h14m de sexta no horário de Brasília) atingiu os nove estados da região Nordeste. Concessionárias de Ceará, Maranhão, Paraíba e Bahia confirmaram o blecaute. Houve falta de energia também no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Piauí e parte dos estados do Pará, Tocantins, além de parte do Distrito Federal.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), quatro horas depois do ocorrido, 70% das cargas haviam sido restabelecidos. Na manhã desta sexta-feira, a energia já havia voltado em todos os locais afetados. Esse foi o quinto apagão que ocorreu no país em pouco mais de um mês, o segundo no Nordeste. 

Márcio Zimmermann, ministro interino de Minas e Energia, admitiu nesta sexta-feira que os recentes acontecimentos não podem ser considerados normais, ainda mais por estarem acontecendo em sequência.
— Eventos como esses não são normais e a coincidência, então, é que é mais anormal ainda. Isso é que esta sendo avaliado. Nós estamos com uma equipe de técnicos que vão lá (em Colinas), do ONS, da Aneel. Deslocamos uma equipe para a subestação de Colinas, para verificar in loco — afirmou o ministro interino.

O ONS informou que um curto-circuito provocou o incêndio na linha de transmissão entre as estações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) — que pertence à empresa transmissora Taesa, cujos acionistas majoritários são a Cemig e um fundo de investimentos. Por causa disso, o sistema de segurança desligou a conexão entre os sistemas do Norte e do Nordeste ao do Sul e Sudeste.

Em entrevista ao “Bom Dia Brasil”, da TV Globo, o diretor-geral do órgão, Hermes Chipp, disse que o circuito afetado é relativamente novo e o problema não deve ter sido causado por falhas de manutenção.

Ainda nesta sexta-feira acontecerá reunião do Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico — com membros do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do ministério das Minas e Energia (MME) — para analisar o apagão. A reunião, inicialmente prevista para a manhã desta sexta-feira foi reagendada para às 14h, para aguardam a chegada de Hermes Chipp.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário: