segunda-feira, 14 de maio de 2012

Governadora diz que negociação com professores da UERN só com fim da greve


::fonte: Tribuna do Norte
Fim do diálogo. A governadora Rosalba Ciarlini afirmou que só negocia com os professores da Uern quando o movimento de paralisação for encerrado. A chefe do Executivo fez novo apelo aos professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para que eles voltem às salas de aula. A convocação foi feita em Assu, ontem, na solenidade de inauguração do conjunto habitacional Irmã Lindalva, diante de um pequeno grupo de alunos que pedia o fim da greve.

“Eu também quero o fim da greve”, concordou a governadora, lembrando que as negociações foram interrompidas antes mesmo do governo ter tempo para honrar o compromisso de encaminhar projeto de Lei à Assembleia Legislativa determinando o aumento dos servidores, como havia sido acertado com o reitor Milton Marques e representantes dos segmentos universitários (professores, funcionários e estudantes), numa audiência em seu gabinete. “O governo já havia se comprometido a reajustar os salários”, ressaltou, insistindo que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) impõe limites.

Rosalba disse esperar que os estudantes possam convencer os professores a suspenderem a paralisação. “Precisamos, juntos, encontramos os meios legais”, declarou, avisando que o fim da greve é a única condição para que as negociações possam ser retomadas.

Segundo a governadora, os prejuízos com a greve são expressivos. “A Uern custa meio milhão, por dia, e quase R$ 15 milhões, por mês. Não é justo que o professor ganhe o salário sem trabalhar e o aluno não tenha aula. Isso eu não vou aceitar”, avisou.

Nota do Upanema News: os leitores e principalmente os estudantes da UERN devem ter entendido bem o que  essa matéria significa, que a greve vai demorar meses para acabar já que a governadora não está disposta a negociar enquanto durar a greve e os professores não vão abrir mão dela. Resta saber também quanto tempo vai durar até que a governadora volte atrás nessa decisão errada.

2 comentários:

Francisco Gondim disse...

Ela deve pensar que todo mundo é burro e não sabe que esta greve é pela quebra de um acordo firmado na greve anterior. Foi ela quem quebrou o acordo e provocou a atual greve. Ela quem deve tomar a iniciativa de por um fim ao movimento. É só cumprir o acordo, assinado pelo próprio Governo. Era só o que faltava, achar que os universitários são burros!!!!!

Kleber Ricardo disse...

Pois meu caro Francisco, sem contar que a greve só acontece quando justamente não acontece avanços nos diálogos entre a categoria e o governo. Esse governo se não acabar com o RN ninguém mais conseguirá.