terça-feira, 20 de março de 2012

Tradição do dia de São José assusta produtores de Upanema

::inverno

Reza a tradição nordestina que se chovesse ontem 19/03 no Nordeste seria bom e a colheita do milho, em junho (ou seja, já nas festas juninas, quando a base das comidas típicas é o milho) será abundante; como não choveu, diz a lenda que  haverá inverno seco, e, portanto a colheita do milho e outras culturas será escassa. Coincidência ou não, a crença não morre, prossegue nos filhos e netos que ,moram nesta cidade que  esperavam um dia 19 de março chuvoso, como garantia de fartura para afastar o fantasma da destruição das estiagens. Mas será uma questão de Fé, ou será uma questão de Ciência? Ou ambas as coisas? 
Com base nisso vamos conferir  a previsão do Tempo que mostra o que vai acontecer durante essa semana em Upanema, conforme dados do CLIMA TEMPO.


Crença ou não; a coisa tá feia para chuva em Upanema e todo o estado.
Fonte: Contexto Upanemense de Renato Medeiros

3 comentários:

Jander Freire disse...

Isso se chama Equinócio de Outono, que é o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano da linha do equador. Ou seja, é quando ocorre a maior incidência de sol, consequentemente mais calor, mais evaporação, maior probabilidade de chuvas.

Portanto, não tem nada haver com religião, muito menos com algum santo...

Anônimo disse...

que palavras bonitas, explicativas agora tenta convencer um agricultor!

Profº Francisco Gondim disse...

Ainda tem acredite nesse mito? A ciência já provou que se trata de um mito, mas ninguém tem a coragem de esquecer isso?