quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

REUNIÃO DO AQUIFLORA/PROEDUC E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE UPANEMA


AQUIFLORA é um projeto patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental e executado pela ABDA-Agência Brasileira de Desenvolvimento Socio-Ambiental, em parceria com a Prefeitura e a Colônia de Pescadores e outras adesões em curso de concretização.  Tem como objetivo maior investir esforços e recursos na revitalização dos atributos e contenção do processo de desertificação do Bioma Caatinga. 

Nesse particular, o AQUIFLORA atua através de 5 Programas, dois dedicados à recuperação e preservação de espécies nativas de animais aquáticos (PROFAUNA) e plantas (PROFLORA) em risco de extinção na caatinga da região; de Educação Ambiental (PROEDUC) e Comunicação (PROCOM) e o quinto voltado para auxiliar à administração municipal na organização de estrutura e capacitação de pessoal para  gestão ambiental de seu território (PRORG).  

Para alcançar esse objetivo maior entende o AQUIFLORA que é indispensável preparar o sertanejo, desde o berço, para estabelecer uma convivência sustentável com o meio em que nasceu, habita e dele retira sua sobrevivência. Razão pela qual o PROEDUC é um dos componentes mais importantes e que visualiza a Educação e seus instrumentos, entre os quais a Escola, como indispensáveis nesse processo de formação do sertanejo. 

Nessa oportunidade da reunião com o Secretário de Educação de Upanema, Prof. Inácio Araújo de Souza, ocorrida na manhã do dia 10/fev/12, o PROEDUC lhe foi apresentado, em primeira mão, para que ele e seus assessores disponham de elementos para uma avaliação da proposta e posteriormente submetê-la ao julgamento e decisão da Prefeita para uma adesão do município ao Programa. O Secretário que já tinha conhecimento do Projeto, ao conhecer os detalhes, mostrou-se convencido da importância e benefícios do PROEDUC e ficou de discutir internamente o assunto e levá-lo à consideração da Prefeitura. 

A reunião aconteceu na Escola Municipal Maria Gorete, cumprindo a pauta anexa, tendo o AQUIFLORA sido apresentado pelo seu Coordenador, o Prof. José Salim e o PROEDUC, pela experiente pedagoga, Profa. Mirian Farkat, consultora da ABDA. Participaram também da reunião José Francisco dos Santos, Dedé, Presidente da Colônia de Pescadores e os Professores Ismael Fernandes e José Ivanaldo do Centro de Estudos do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido (CEMAD) da Universidade Estadual do RN, parceiro da ABDA e do AQUIFLORA na implementação do PROEDUC nos municípios de atuação do AQUIFLORA.  

PAUTA DA REUNIÃO NO DIA 10/FEV/12 – ESCOLA MUNICIPAL MARIA GORETE

09:00 h – Abertura – Prof. Inácio Araújo de Souza - Secretário de Educação de Upanema
09:30 h – Apresentação da ABDA e do Projeto AQUIFLORA – José Salim, Coordenador
10:00 h – Apresentação do PROEDUC – Programa de Educação Ambiental do AQUIFLORA
10:45 h – Intervalo
11:00 h – Parceria ABDA/Prefeitura/Educação
11:30 h – Discussão
12:00 h – Resultados e compromissos
12:30 h – Agenda Futura

Nenhum comentário: