terça-feira, 27 de setembro de 2011

Convênio com prefeituras garante recapeamento

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) mantém convênios no valor de aproximadamente R$ 1,3 milhão com prefeituras de 32 municípios para a reposição de pavimentação em ruas e avenidas. Os acordos incluem ainda a retirada de vazamentos, serviços de corte e religação de água e esgotos e a execução de ramais prediais. Esta é uma parceria que possibilita maior rapidez na recuperação de trechos urbanos que passam por obras da Caern. Entre os que já renovaram o contrato ou estão em processo para este fim estão Governador Dix-sept Rosado, Guamaré, São José de Mipibu, Parelhas, Pendências, Assu, Grossos, Campo Grande, Macau, Caraúbas, Baía Formosa, Currais Novos, São José de Campestre, Acari, São José do Seridó, Caicó e Bom Jesus.

Durante a vigência do contrato, mensalmente, a Caern emite ordens de serviços para intervenções de recuperação em suas obras e remete à prefeitura, que fica responsável em fazer a reposição de calçamento ou asfalto. Em seguida, é realizada a medição do trabalho efetuado, por comissões formadas por técnicos das regionais da Companhia e da prefeitura, conforme os tipos e quantidades de serviços definidos pela empresa de saneamento.

Depois de atestada a realização dos serviços, pelo poder público municipal e a unidade local da empresa de saneamento, é dada a baixa nos sistema da Companhia e feita a compensação da fatura pela prefeitura.  "Com esse trabalho, a Caern já abateu R$ 211 mil das dívidas que esses poderes públicos tinham com ela", destaca o chefe da Unidade da Caern responsável pela área de Órgãos Públicos, Jorge Fagundes.

Cada contrato prevê um determinado valor financeiro para ser cumprido em um prazo de 12 meses. Integram ainda a lista de municípios que já firmaram acordos semelhantes com a Caern os de Japi, São Pedro, Angicos, São Miguel, Água Nova, Cerro-Corá, Monte Alegre, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, Alto do Rodrigues, Areia Branca, Upanema, Taipu, Caiçara do Rio dos Ventos e Patu. Na semana passada, o município de Riachuelo manteve contatos com a empresa estadual de saneamento para iniciar entendimentos para realizar esse convênio.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: