quinta-feira, 3 de março de 2011

Emparn alerta para rigorosidade do inverno deste ano no RN

::publicado no jornal O Mossoroense
A Emparn apresentou um prognóstico preocupante no dia de ontem. Segundo a empresa técnica, no Rio Grande do Norte as chuvas do período invernoso serão acima do normal, o que resultará num inverno rigoroso, como em 2009, que deixou milhares de desabrigados em várias regiões, além de registrar destruição em pontes e estradas e cidades alagadas.

O alerta foi apresentado pelo meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa sobre os riscos de enchentes.

"Evidenciamos nos últimos 15 dias aquecimento das águas do Atlântico Sul e um esfriamento nas águas do Atlântico Norte, o que garante chuvas fortes", disse.

O meteorologista destaca que este ano já houve inundações no Agreste, os grandes açudes do Estado estão quase cheios e que a Emparn está fornecendo os dados técnicos para que sejam tomadas as devidas providências.

"A barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 80% de capacidade, e a Santa Cruz também está com grande volume de água. A preocupação maior é com os municípios dessas áreas, como Ipanguaçu, Alto do Rodrigues e tantos outros", disse.

Para o Bistrot, os dados disponíveis até agora indicam que há grandes possibilidades de enchentes e sangria dos grandes reservatórios.

Em 2008 e 2009, os municípios do Vale do Açu e  Apodi, por exemplo, sofreram com as chuvas e viram mais de quatro mil pessoas ficarem desabrigadas.

Segundo Gilmar Bristot, as informações indicam que as autoridades governamentais, população e produtores devem iniciar o planejamento para evitar ou minimizar as consequências de um inverno rigoroso.

Nenhum comentário: