terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

RELATÓRIO APONTA ÁREAS DE RISCO NO RN

Após inspeções realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN e pela Defesa Civil Estadual, nas ÁREAS AFETADAS e nas ÁREAS DE RISCO, localizadas em algumas municipalidades do estado, durante o período de 19 a 26 de janeiro de 2011.    

De acordo com as previsões meteorológicas da Emparn veiculada nos meios de comunicação de massa em dezembro de 2010, de que possivelmente haverá um período chuvoso entre normal e acima do normal, ocasionando a ocorrência de problemas de enchentes nas regiões do Vale do Assú e do Apodi, gerando problemas ambientais, como ocupação do solo, remoção de matas ciliares e assoreamento dos rios, assim como podendo causar prejuízos para agroindústria, carcinicultura, dentre outras atividades.

No dia 16 de janeiro do ano corrente os meios de comunicação de massa noticiaram que o serviço de meteorologia, através do meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, alerta que, este ano o inverno para a região do semi-árido do RN será acima da média (700 a 800 mm por ano, na região do vale do Assú/RN e 800 a 900 mm no oeste), o que indicam grandes possibilidades de enchentes e “sangria” rápida dos reservatórios maiores, a exemplo do que ocorreu no biênio 2008-2009, considerando que estas bacias recebem água da bacia da Paraíba, onde chove muito, em torno de 800 a 1000 mm (milímetros). E mais, além dos vales em comento existem outras regiões com certo potencial de inundação, como Pau dos Ferros/RN e Caicó/RN.

A seguir serão elencadas algumas áreas de risco e ainda algumas medidas a serem tomadas, para cada município visitado:

Nota do Upanema News: na matéria completa, que você pode ler acessando o Jornal de Upanema AQUI, não foi informado o nome de Upanema e da Barragem de Umari como uma das áreas vistoriadas e consequentemente que receberá medidas preventivas para evitar qualquer problema. A nossa dúvida é se nosso município não recebeu a visita do corpo de Bombeiros e da Defesa Civil ou se nosso município está totalmente fora da área de risco. Seria importante para tranquilizar a população uma vistoria desses órgãos a Barragem de Umari.

Nenhum comentário: