sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Caern amplia abastecimento para comunidades rurais de Upanema

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) acaba de implantar um sistema de abastecimento de água para atender as comunidades rurais de Boágua I e II, no município de Upanema, região Oeste do Estado. A empresa vai atender cerca de 250 pessoas com água tratada conduzida pela adutora Jerônimo Rosado.

Segundo o gerente da Regional Mossoró (RMO), João Maria de Sousa, antes os moradores de Boágua I e II pegavam água em um chafariz. Eles transportavam água para suas casas e acondicionavam em recipientes, que dificultavam as atividades domésticas e comprometia a higiene, especialmente na alimentação. Com a implantação do sistema, as 50 residências passaram a receber água encanada, de boa qualidade, em ligações individuais.

A intenção do gerente regional é, o mais breve possível, incluir o sistema no modelo de autogestão onde os próprios moradores administram o serviço com acompanhamento da Caern. O modelo vem sendo aplicado, com sucesso, em diversas comunidades rurais em todas as regiões no interior do Estado.

O Governo do Estado, através da Caern, vem desenvolvendo ações para universalizar os serviços de abastecimento de água em todo Rio Grande do Norte. Faz parte da política Estadual de Recursos Hídricos, baseada nos princípios fundamentais da Lei Federal 11.445/07, que é levar água e coletar esgotos para toda a população o mais rápido possível.
Fonte: No Minuto

Nenhum comentário: