sábado, 18 de setembro de 2010

II Encontro Universitário em Upanema.


Como estávamos na organização/realização do II Encontro Universitário não tivemos tempo para cobrir o evento de forma mais detalhada. Assim, vamos colocar o resumo da manhã feito pelo professor Luciano em seu blog Educação e Variedades.

A abertura do II Encontro Universitário que tem acontecido neste dia 18 de setembro no Centro de Convenções de Upanema teve sua abertura pela banda Gospel Jazz que apresentou suas melodias com muita competência. Ao segundo momento seguiu-se a formação da mesa das autoridades, que contou com a presença da Senhora Prefeita de Upanema Maristela Freire, a Senhora Presidente da Câmara de Vereadores Adelcina Barbosa, Secretários Inácio Araújo, Manoel Gerinaldo, Anaximandro Eudson e Conceição Medeiros.  Senhores Josiel Gondim, Xavier Gondim, Francisco José, e José Mario responsáveis pelo Jornal de Upanema promovem o evento em parceria com a Prefeitura Municipal de Upanema. Após a execução do Hino nacional e de Upanema e as falas de abertura do encontro por José Mario iniciou-se a primeira palestra.

A força dos Jovens de Upanema e seu inicio nos anos 80.
As palestras apresentadas apresentam uma maturidade e visão de futuro acima de qualquer questionamento, a primeira palestrante por Socorro Oliveira, apresentou de uma maneira descontraída a História das lutas dos jovens na década de 80, através de fotos que comprovavam na íntegra tudo o que se falava. O público não desviou a atenção por um só instante, inclusive alguns atores envolvidos historicamente presentes ao evento puderam se recordar de momentos importantes da luta de uma juventude que combateu por suas idéias de maneira concreta e firme, organizados, e unidos a alguns parceiros entre eles grupos religiosos, como o grupo de jovens da igreja Católica. Destacou ainda que a formação de blocos carnavalescos muitos comuns naquela época era também uma forma de manifestar seus anseios e fortalecer a luta dos estudantes. Referiu-se a uma variedade de atividades como reuniões comprovadas com fotos antigas, que mostravam as paisagens da época além de lembrar algumas pessoas que lutaram pela terra, como Padre Pedro e outros. Destacou ainda a questão do atual consumismo que atinge as pessoas especialmente a juventude, como o padrão de magreza da “cultura” atual, exemplos que muitas vezes são seguidos sem serem refletidos, ressaltando a importância do ato de pensar. Proferiu ainda sobre a desvalorização da mulher no que tange ao tratamento das músicas que as desvalorizam, e mesmo assim estão a serem tocadas em variados ambientes.

Após a breve parada para o intervalo, tomou a palavra o Magnífico Reitor da UFERSA Josivan Barbosa, que tratou do tema “Os jovens e sua importância para o desenvolvimento regional”. Este colocou em público sua trajetória estudantil fazendo referencia a comunidade de origem, e as dificuldades enfrentadas e deu prosseguimento destacando as diferenças entre uma faculdade e uma Universidade para a formação do Jovem, referiu-se ainda sobre a importância de se ter uma Universidade como a UFERSA ao alcance da comunidade estudantil de Upanema, uma Universidade de qualidade e Federalizada, que atualmente oferece uma grande quantidade de opções de qualidade. Destacou a importância de o Jovem passar o dia na Universidade para poder usufruir de sua infra-estrutura, como laboratórios , bibliotecas e auxílio do professor sempre presente em salas respectivas, para atender as dúvidas dos alunos, e sugeriu a criação de condições para que o jovem possa morar no local da onde está localizada a Universidade com vista a esse fim. Destacou que a universidade tem bolsas como auxilio moradia e transportes que podem ser acessadas mediante alguns critérios. Dentro dessa linha de pensamento proferiu a frase, “é preciso aprender a aprender” sobre a qual proferiu o seguinte exemplo: Quando o aluno vai estudar e sente sono por exemplo. A palestra seguiu com a atenção de todos, sendo aberto ao final o espaço para os presentes fazerem algumas perguntas que foram prontamente respondidas por Doutor Josivan. Ao final da palestra houve agradecimentos de ambas as partes e ficou o compromisso de em outro momento expandir-se a temática juntos aos pais dos universitários. Essas considerações tratam de nossa compreensão de tudo o que foi proferido pela Senhora Socorro e pelo Senhor Reitor Josivan que expressaram suas idéias com muita propriedade. Salvo qualquer compreensão equivocada de nossa parte me coloco a disposição.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Igo Marcel disse...

Uma pena não poder ter ido, tive prova na sexta(18).
Mas vejo o quanto foi válido esse evento. Parabéns!

Grêmio Estudantil Aldo Felinto disse...

Toda equipe organizadora do evento (Silva Junior e Josiel Gindim) estão de parabéns, pela iniciativa de promover um grande movimento deste, assim como congregar os universitários de nossa cidade. Más umas vez parabéns.