quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

LEITOR: GILVANDRO FERNANDES

Amigo Tiago, primeiro quero externar minha alegria em ver uma pessoa de uma inteligência admirável participar de um questionamento desse porte. Olha eu gostaria de dizer que não tenho conhecimento como é executado esse projeto, mas vou procurar me informar do município de Alexandria que já tem esse sistema implantado. Eu não sei se é do jeito que eu imagino, vou exemplificar: Upanema a partir do mês de Janeiro/2010, terá um gasto mensal com o INSS de R$ 175.000,00(Cento e setenta e cinco mil reais), sem os parcelamentos, isso é só com a folha de pagamento. Penso que se com a previdência própria implantada fosse pago R$ 100.000,00(Cem mil reais) por mês, em um ano a conta da previdência teria R$ 1.200.000,00(Hum milhão e duzentos mil reais), fora os juros da aplicação. Hoje em Upanema tomando por base o ano de 2009, aposentou-se 10 funcionários, se nós pagássemos o novo salário mínimo que esta projetado para R$ 510,00(Quinhentos e dez reais), nós teríamos uma despesa mensal de R$ 5.100,00(Cinco mil e cem reais), em um ano pagaríamos R$ 61.200,00(Sessenta e hum mil e duzentos reais), mais temos o 13º salário, auxilio maternidade, vamos que nós pagássemos R$ 150.000,00(Cento e cinqüenta mil reais) ano, teríamos um superávit de R$ 1.150.000,00(Hum milhão cento e cinqüenta mil reais) ano, fora os juros da aplicação.

Então no meu ver, se o dinheiro for bem administrado será a solução para os pequenos municípios brasileiros. Amigo Tiago, o município de Gov. Jorge Teixeira como é um município novo talvez daqui a 15 anos é que vai começar a desembolsar recursos para pagamento com aposentados,será quinze anos ou mais só de superávit. O que acontece hoje com o rombo do INSS no Brasil é que em tempos antigos os governantes não pagavam o INSS devido pelas prefeituras, os empresários muitos também agiam da mesma forma, e que milhões de brasileiros aposentaram-se sem nunca terem contribuído com o INSS, que é o caso das aposentarias rurais.

Quanto a Previ do Banco do Brasil, hoje ela tem um patrimônio superior ao do Banco do Brasil, se o banco fosse privatizado hoje ela tem dinheiro para arrematar. Por isso eu vejo que o dinheiro sendo bem administrado eu penso que dar certo.

Mas meu amigo, eu vou me aprofundar no assunto e farei um estudo baseado na nossa realidade, isso que eu tratei são números ainda irreais. Muito obrigado pelo o alerta que se depender de mim eu só estarei a favor se for viável para o município e também para os funcionários. Que Deus lhe ilumine cada vez mais sua inteligência e sua família, fraternalmente seu amigo Gilvandro.

Um comentário:

Unknown disse...

li o comentário do Gilvandro e vi que o prefeito de Jorge Teixeira está com a razão. Nós estamos pagando 22% para o INSS e vamos baixar para 15.5%.As regras para aposentadoria não mudam e ainda temos a paridade como vantagem.O segredo está na gerência do fundo.