sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Henrique garante encontro com Ministros para cobrar inclusão da BR-110 no PAC


O presidente do PMDB no Estado, deputado Henrique Eduardo Alves, deu continuidade ao projeto de levar as lideranças estaduais do partido a todas as cidades do Rio Grande do Norte. Hoje, foi a vez de Upanema receber o deputado, que também é líder da bancada do PMDB na Câmara Federal e o senador Garibaldi Alves Filho. As visitas, segundo o deputado Henrique, não são para anunciar a posição do partido para a próxima campanha e sim ouvir e reforçar as bases locais.

Aqui em Upanema, a movimentação ocorreu na casa da prefeita Maristela e contou com muitas lideranças da política municipal. Em sua fala, a prefeita agradeceu a presença de todos e não perdeu a oportunidade de cobrar dos parlamentares emendas para o município. Dentro do seu rol de pedidos, que a prefeita fez questão de dizer que não eram poucos, estava a liberação dos recursos para construção de um hospital, a luta pela implantação do projeto agrícola para a barragem de Umarí, o empenho para acelerar a liberação dos recursos destinados ao município, motivado pelo decreto de Estado de Emergência, liberação dos recursos para o saneamento básico e o aterro sanitário, entre outros. A prefeita cobrou mais empenho dos parlamentares para que os mesmos lutem pela construção da BR-110. “Estivemos lá em Brasília e o Ministro prometeu para esse ano o início do processo licitatório. Mas, o que vemos é que houve uma parada no processo. Precisamos dos senhores lutando por essa liberação”, cobrou a prefeita.
O senador Garibaldi Alves Filho iniciou seu discurso destacando as emendas de sua autoria, alocadas no Orçamento Geral da União e que beneficiam ou beneficiarão Upanema. Garibaldi disse a burocracia impede que muitas vezes essas obras sejam iniciadas de forma rápida. Mas, reforçou seu compromisso em sempre lutar por Upanema, destacando que sempre acompanha a prefeita Maristela nas viagens a Brasília. Em tom de brincadeira, disse que Maristela tá se saindo uma grande cobradora de recursos para Upanema, o que é importante, acrescentou. “Tenho certeza que a exemplo de Jorge você será uma grande prefeita, aliás, até melhor”.
O senador preferiu não comentar sobre a política estadual, mas disse que Henrique deveria fazê-lo em seu discurso. “Dei uma colher de chá a Henrique, pois ele vai falar depois de mim e não vou ter como emitir mais minha opinião”, brincou novamente o senador. Garibaldi aproveitou o momento para reafirmar sua candidatura ao senado. “Algumas pessoas me perguntam se eu não vou ser candidato ao governo. Eu digo não!”. Ele disse que o objetivo é ouvir o povo e ver qual o grupo que o partido deverá apoiar em 2010. Mas, deixou claro que se o povo optar por um candidato do PMDB, ele estará pronto para apoiar essa decisão do partido. “Já falei demais! Pra bom entendedor, meia palavra basta”, encerrou.
Henrique se preocupou inicialmente em mostrar a realidade em que se encontram algumas emendas alocadas para o município. Entre elas, a que está destinada a construção de um novo hospital para o município. Ele afirmou que hoje, o Ministério da Saúde está com a orientação de não liberar recursos para construção de novos hospitais, e sim, ampliar os já existentes. Henrique disse que para Upanema não sair perdendo os recursos da ordem de um milhão e meio de reais, deverá mudar o projeto de construção para ampliação da atual unidade de saúde do município. Também reafirmou o compromisso em cobrar dos ministros a liberação dos recursos alocados através de emendas para o município. “Somos um só. Eu, Garibaldi e Walter Alves, sempre lutamos em conjunto para o beneficio do povo de Upanema”, afirmou.
Na segunda parte de seu discurso, Henrique falou sobre a importância do PMDB para o Brasil e para administração do governo Lula. Segundo ele, o PMDB vive um momento ímpar, pois nunca o partido teve tanta representatividade. “São seis ministérios, noventa e sete deputados federais, a maior bancada no Senado, o maior número de deputados estaduais, maior número de governadores e maior número de prefeitos e vereadores do País. Isso tudo gera inveja”, afirmou o deputado, referindo-se as críticas feitas pela imprensa que acusa o partido de fisiologismo. Aproveitou o momento para dizer que o partido está presente no governo Lula, não como coadjuvante, mas como ator principal, no que diz respeito às decisões tomadas pelo governo para ajudar o País a crescer. Relacionou as ações do PAC a Ministra e candidata Dilma Rouseff. Henrique disse que diante do trabalho desenvolvido pelo PMDB e o governo Lula, não tem sentido o partido não apoiar a ministra para presidente. Henrique disse que caberá ao partido, lutar pela indicação do presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer, para compor a chapa com Dilma, sendo candidato a vice. No final, fez questão de dizer que esta semana o processo de encaminhamento do projeto da BR-110 teve um avanço, mas que os recursos assegurados ainda são muito pouco. Só estão assegurados 6 milhões de um total de 60 milhões. “Temos que lutar pela inclusão do projeto da BR-110 no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pois isso garante o recurso total da obra, sem precisar ficar todo ano mendigando na porta dos ministérios”, disse. O deputado encerrou seu discurso, pregando a união de todos em prol do crescimento do Estado.

Quebrando o protocolo, o vereador Anísio Jr. pediu a palavra para sugerir que o deputado, com todo o acesso que tem junto aos ministros do governo Lula, conseguisse uma rápida audiência da prefeita, do deputado e do senador, com o Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, na próxima terça-feira em Mossoró, quando o ministro e a Ministra Dilma Rouseff, virão anunciar a construção do Complexo da Abolição. O objetivo seria cobrar mais agilidade no processo de licitação da BR-110. Henrique disse que pela sua experiência, em Mossoró será muito difícil, mas na segunda-feira, os ministros vão estar em Natal e, lá terão mais tempo para conseguir essa audiência. “Garanto a vocês que consigo essa audiência. Digo mais, vou chamar a ministra Dilma para participar também e cobrar dela a inclusão da BR-110 no PAC”, afirmou o deputado.

A prefeita Maristela analisou como muito positiva a visita dos parlamentares, pois além de servir para cobrar a liberação de recursos para o município, também serviu para mostrar nossa luta em prol da BR-110, que é o maior anseio de nossa população.
Quem também prestigiou o evento foi a prefeita de Messias Targino, Shirley Targino.
Fonte: Blog do Anax

Nenhum comentário: