quarta-feira, 25 de março de 2009

Petrobras, Governo do Estado e prefeituras renovam parceria do Projeto Terra Pronta

24/03/2009 - 14h54 - TN Online

Nesta quinta-feira (26), a Petrobras, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN), e as prefeituras dos 17 municípios assinam convênio para a realização do Projeto Terra Pronta. A cerimônia ocorre no Auditório do Sesi de Mossoró.

Em 2009 o projeto beneficiará cerca de 10 mil pequenos produtores rurais ao viabilizar o preparo de terra para o plantio, numa área de aproximadamente 15 mil hectares.

O Projeto Terra Pronta é uma parceria entre a Petrobras, a Emater e as prefeituras dos municípios de Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Assú, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Gov. Dix-Sept Rosado, Ipanguaçu, Macau, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel, Upanema e Guamaré.

O objetivo é disponibilizar aos pequenos proprietários de terras e aos assentamentos rurais a infra-estrutura básica para o plantio, através da preparação motomecanizada do solo e distribuição gratuita de sementes para culturas de milho, feijão, algodão e outras. Essa iniciativa visa estimular o desenvolvimento da agricultura familiar, uma das ações
prioritárias do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras, do qual ele é parte integrante, além da produção de oleaginosas, matéria-prima para produção de biodiesel.

A Petrobras irá disponibilizar óleo diesel, que irá movimentar os tratores cedidos pelas prefeituras dos municípios participantes. À Emater caberá o gerenciamento do projeto e a distribuição de sementes selecionadas para o plantio.

Para tornar o Programa ainda mais participativo, desde o ano passado, cada município passou a ter um Comitê Gestor que é responsável pela indicação dos beneficiários e acompanhamento da execução do Terra Pronta. O Comitê é formado por representantes da Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Emater e Câmara de Vereadores.

Realizado no Rio Grande do Norte há 15 anos, o Projeto Terra Pronta tem sido um aliado fiel dos pequenos agricultores nos municípios onde é desenvolvido, melhorando a produção e contribuindo para a geração de renda no campo.
Fonte: Tribuna do Norte

3 comentários:

Anônimo disse...

TEM GENTE QUE PRECISA APRENDER MUITO, PRIMEIRO UM ANÔNIMO DISSE QUE LUIZ JAIRO DEU A MANCADA E COLOCOU O ENDEREÇO DO SEU BLOG UPANEMA SITE QUE ATÉ ENTÃO ERA ANÔNIMO EM UM COMENTÁRIO SOBRE A FESTA DE FORMATURA DA FESTA DE TOINHO DE JACINTO NO BLOG SOCIEDADE ALERTA, DESCOBRIU SEM QUERER QUE O BLOG UPANEMA SITE É DELE. E DEPOIS ANAXIMANDRO PARABENIZANDO TOINHO DE JACINTO PELA CRIAÇÃO DO BLOG SOCIEDADE ALERTA EM NOME DA PREFEITA MARISTELA, E AGORA PRA COMPLETAR A TURMA FABIANO JUNIOR PARABENIZA TOINHO NO BLOG SOCIEDADE ALERTA PELA FORMATURA DA FILHA TAMBEM EM NOME DE MARISTELA. RESULTADO FICOU O ENDEREÇO DELES DOIS ESTAMPADO, PRA FINALIZAR MARISTELA NÃO ENVIOU NADA E ACREDITO QUE NÃO SABE QUE TOINHO NEM BLOG TEM, ESPERO QUE OUTROS NÃO DEEM ESSA MANCADA.

Anônimo disse...

LUIZ JAIRO FIQUEI TRISTE COM VOCE, PRA QUE HOMEM CRIAR UM BLOG ANÔNIMO? NÃO FAÇA ISSO, MOSTRE SEU PENSAMENTO, SUAS IDÉIAS, FAÇA SUAS CRÍTICAS CONSTRUTIVAS MAIS NÃO SE ESCONDA, ESSA FOI DEMAIS. ERA SEU LEITOR DO OUTRO BLOG, ESPERAVA MAIS DE VOCE, TENHA VERGONHA E APAGUE ESSE BLOG.
UPANEMENSE RESIDENTE EM NATAL.

Anaximandro Eudson disse...

Só pra esclarecer:
As palavras que parabenizam o novo blogueiro Antonio Bezerra, foram sim escritas pela prefeita Maristela. Ela e outras pessoas, como o Controlador Gilvandro Fernandes já me procuraram pra pedir informações a respeito de como mandar os parabéns através do espaço COMENTÁRIOS, no blog sociedadealerta, pois os mesmos não estavam conseguindo. Como eu estava conseguindo, quando recebi o cometário da prefeita em meu blog, só fiz repassar o e-mail para o comentário do blog de Toinho. Jamais, em hipótese nenhuma escrevi aquela mensagem. Desculpem, mas quando quero elogiar ou criticar alguém, não preciso me utilizar de artifícios anônimos, nem falar em nome dos outros, pois tenho um blog e, é lá que mostro minha cara e minha opinião sem medo.
Falo por mim!
Espero ter sido claro mais uma vez.

SEGUE NA ÍNTEGRA O E-MAIL QUE A PREFEITA ME EVIOU, QUANDO ESTAVA EM NATAL:

Anax, peço que vc transmita essa mensagem para o blog de Antonio Bezerra, pois não consegui postar pelo formato do blog.
Antonio Bezerra ,
Só hoje tive a oportunidade de atualizar as notícias dos blogs. E foi nessa visita que me surpreendi com a sua iniciativa, de fazer o seu, muito importante, pois você faz parte dessas informações referentes ao nosso município e por não dizer: informações do mundo. Não tenho dúvidas que você continuará sendo essa pessoa transmitindo essas informações que queremos saber. Parabéns, sucesso e serei uma visitante assídua ao seu blog, quando puder. Mas ainda espero você no nosso programa de rádio da prefeitura, sentimos sua falta, não esqueça que você terá uma grande colaboração a dar ao referido programa. Abraços!


Postado por Maristella no blog Blog do ANAX em 9:37 PM 20 março 2009