quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Vacina canina começou em novembro

Por Lázaro Gondim Agente de endemias
O setor epidemiológico avisa que partir de novembro, o município de Upanema começou a vacinar os cães na zona rural contra raiva, por ter maior número de cães. A Secretaria de Saúde ainda pede para os donos de cães amarrem os mesmo, para que seus cães sejam vacinados.
O trabalho será realizado pelos agentes de endemias, liderado por Francisco Canindé Gondim, coordenador e supervisor desta equipe, que entende e conhece demais este trabalho, pelos longos anos de experiência.
Os donos devem levar seus cães que não foram vacinados na zona rural, para serem vacinados, por se tratar de uma doença infecciosa que pode matar o ser humano e o próprio cão.
Como se sabe, a raiva é uma doença grave causada por vírus, transmitida por animais domésticos, principalmente o gato e o cão, considerados amigo do homem. Uma vez não vacinados as conseqüências virão brevemente, para ambos.
A raiva é transmitida pela mordida ou pela baba do cão penetrada pelo ferimento, por arranhaduras produzidas pelas unhas do cachorro. O vírus entra pela ferida, atinge os nervos e vai até o cérebro.
Em caso de agressão com o animal, lave imediatamente a ferida com bastante água e sabão, principalmente aquele cão que não foi vacinado. A raiva no animal percebe-se quando o animal torna-se mui agressivo com o próprio dono, e muita falta de apetite. No homem, manifesta-se através da angústia, dor de cabeça, febre, sensibilidade no local do ferimento quando se vai à luz do dia. A pessoa permanece consciente em todo o período de evolução, porém com muita irritabilidade para com as pessoas.
O período de incubação dura de 15 a 60 dias, podendo variar de 10 dias a te 1 ano, piorando quando abandona o tratamento.
Portanto fica o alerta para aqueles que têm cães superdomesticado, procurem um posto de atendimento para vacinar seu cão.
AÇÕES DE CONTROLE E PREVENÇÃO.
Vacinação de cão e gato:.
Apreensão e sacrifício de cães de rua:.
Vacinação em área de foco:.
Diagnóstico laboratorial para confirmação:.
Educaçaõ em saúde:

Nenhum comentário: