quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

2° RECITAL MEU CANTO


A Secretaria de Urbanismo e Ação Social (SUAS) apresenta o 2° Recital “Meu Canto”, no dia 19 do mês em curso, na Câmara Municipal, a partir das 19 horas.


O show será feito pelo Coro “Encanto” e o Coral “Conductus”.Teremos ainda a participação especial do Coral “Verbus” de Mossoró.


SÍNTESE DA HISTÓRIA DO CANTO CORAL:

A primeira manifestação de canto coral, surgiu na igreja por volta do século IX, o estilo ficou conhecido como canto chão ou canto gregoriano, que consistia numa única linha melódica cantada sem qualquer acompanhamento (monofonia). Por tanto a prática coral estava intimamente ligada aos cultos religiosos e as danças sacras.

Mais tarde o canto assume uma técnica mais rebuscada e artística, deixando de ser monofônico, passando a assumir uma característica mais independente, ocasionando o surgimento da polifonia (varias vozes independentes que formam entre si uma harmonia) dando ênfase a primeira reforma coral que se realizou no século XII.

CONDUCTUS: no século XIII, após a reforma, o canto coral atingiu seu apogeu ocasionando o desenvolvimento mais apurado da técnica coral, daí então surgiram três formas de corais bem distintas: o Rondellus, uma espécie de cantiga de roda; o Motetus, canto profano ou religioso, cantado a capela ou com acompanhamento instrumental; e o Conductus, que consistia numa forma de canto mais festiva. Obs: Rondellus, Motetus e Conductus são termos em latin.

HISTÓRIA DO CORAL CONDUCTUS: No ano de 2006 a secretaria de urbanismo e ação social (suas) ofertou junto aos projetos PETI e EDUCARTE a oficina de canto coral. Naquele ano foi formado o primeiro coral do município, que ficou conhecido como “canto do povo”, sob o comando do regente George da Cunha. Em 2007 o regente Maxsuel Galvão assume a regência e a liderança da oficina de canto coral, e o coral que outrora era chamado de “canto do povo”, passou a ser conhecido por CONDUCTUS. Hoje o coral CONDUCTUS é formado por aproximadamente vinte jovens, dos quais motivados pela música, vem se destacando a cada apresentação pelo seu espírito de equipe, companheirismo, boa performance, e acima de tudo, pela sua inclusão social.

HISTÓRIA DO CORO INFANTIL (ENCANTO): o coro infantil já existia no ano de 2006, mas só veio se firmar a partir de 2007, onde foi desenvolvido pelo regente Maxsuel Galvão um trabalho inicial de musicalização infantil, trabalho pelo qual visava despertar, sensibilizar, e florescer nas crianças o potencial musical existente em cada uma delas, potencial que outrora se encontrava adormecido. Ao obter êxito nesse trabalho de sensibilização, o coro infantil foi montando seu repertório, contendo as mais variadas canções populares infantis que trazem em sua poesia a sublime inocência infantil contribuindo e muito para a educação do grupo. Somente neste ano foi posto o nome no coro, intitulado de CORO ENCANTO, o mesmo conta com cerca de quarenta e cinco crianças, todas encantadoras e atuantes nos projetos PETI e EDUCARTE.

Um comentário:

Maxsuel Galvão disse...

ae Silva jr. muito obrigado pela divulgação...forte abraço do pessoal aqui da ação social.....by Maxsuel Galvão