sábado, 20 de dezembro de 2008

EQUIPE DE TRANSIÇÃO

CRISE DE HERMENÊUTICA

Hermenêutica "é um ramo da filosofia que se debate com a compreensão humana e a interpretação de textos escritos." (Wikipédia.org).

Tenho dito que o mundo vive numa profunda crise de interpretação dos fatos. Diariamente nos deparamos com pequenos e grandes equívocos, que passam pela falta de interpretação.

Já é um chavão (não é uma chave grande, cuidado!) a gente dizer que tudo passa pela educação. Não concordo com isso porque muita gente nunca estudou em bancos escolares e têm habilidades diversas. Entretanto, quero dizer que as pessoas que freqüentam as escolas (ainda que não sejam estudantes de verdade) têm a obrigação de desenvolverem a inteligência a ponto de conseguirem interpretar os fatos muito melhor do que os que não são alfabetizados.

Tenho um respeito profundo pelos analfabetos pela razão deles não terem tido o privilégio dos alfabetizados.

Os alfabetizados, ao contrário, têm diariamente à disposição os números, as letras e as imagens.

Cuidado! Não falo de imagens de escultura!

A NOTÍCIA NOS BLOGS

Nesta semana fiquei surpreso quando li no blog de Anaximandro que teve gente pensando que a equipe de transição anunciada pela prefeita eleita Maristela era o novo secretariado.


Saí pra rua pra ver o efeito da notícia que a prefeita eleita teria escolhido os novos secretários. Foi dito e feito! Era só o que comentavam.


"A prefeita escolheu Gerinaldo para secretário de Administração; Silvio, para as finanças."
"Eu sabia que era Silva Júnior mesmo para a Educação," diziam outros.

A NOTÍCIA ORIGINAL (trechos)

MARISTELA ANUNCIA EQUIPE DE TRANSIÇÃO (manchete)

"A prefeita eleita Maristela Freire anunciou esta semana a sua equipe de
transição que auxiliará no levantamento de informações sobre a atual situação da administração pública municipal.
A equipe é composta por 11 membros e terá a difícil tarefa de em apenas quinze dias levantar o patrimônio público, o inventário dos bens móveis e imóveis do município, avaliação das condições de funcionamento, localização; conselhos municipais; relação de pessoal efetivo; informações sobre o perfil da força de trabalho disponível em termos quantitativos e qualitativos, bem como da área em que atuam (carga horária e local de origem); A equipe deverá verificar ainda se existem dívidas no município; a arrecadação; processos judiciais em andamento; convênios: ver prestações de contas; contratos, entre outros pontos solicitados pela prefeita Maristela.
A previsão é que esta equipe entregue um relatório a Maristela até o dia 26 de dezembro."

Em seguida, a notícia nomeava a equipe de transição.

Como viram, em nenhum momento a notícia fala na palavra "secretário".

Depois disso, percebi que o problema de interpretação está grave mesmo. Há muita gente precisando ler mais com atenção.

Descobri também que muitas pessoas precisam fazer muitos exercícios de leitura já desde o primário. É preciso que os professores não leiam mais as questões dos alunos nas provas, a fim que eles adquiram essa habilidade desde cedo para que no futuro ninguém mais venha a confundir "equipe transição" com secretários.

AFINAL, O QUE É UMA EQUIPE DE TRANSIÇÃO?

Aos que ainda não entenderam, voltem ao texto que está no blog de Silva Júnior e leiam lá a definição. Se não entenderem, perguntem à prefeita!

Fonte: Blog de Xavier

Nenhum comentário: