sábado, 11 de outubro de 2008

Mistério na zona rural de Upanema


Esdras Marchezan
Da Redação
As famílias que moram em comunidades próximas ao Assentamento Monte Alegre, zona rural de Upanema, estão apreensivas com uma seqüência de mortes misteriosas ocorridas na região desde o último dia 5 de outubro. Quatro pessoas foram encontradas mortas na área desde o último domingo. Duas delas estavam carbonizadas e uma algemada. Em todos os casos há características de execução sumária. Para a polícia a suspeita é que os crimes estejam relacionados, embora não haja nenhum elemento concreto que aponte indícios das circunstâncias e motivos pelos quais as mortes aconteceram.

A mais recente execução foi descoberta na manhã de ontem quando agricultores encontraram o corpo de um homem - ainda não identificado - em estado de decomposição, em um local entre o Assentamento Monte Alegre e o Sítio do Padre. Policiais militares e peritos do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) estiveram no local e constataram a existência de uma marca de bala na nuca da vítima. A distância entre o local onde foi encontrado o corpo e o lugar onde estavam os três corpos - dois carbonizados - no último domingo é de cerca de 6 quilômetros.

Moradores de comunidades próximas disseram que há pelo menos três dias havia o boato de que um corpo estava abandonado na região, mas, com medo, as pessoas evitaram dar mais informações. Somente ontem a polícia tomou conhecimento e foi ao local verificar a ocorrência.

Todos os casos estão sendo investigados pela equipe da Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), comandada pelo delegado Caetano Baumann. Ontem o delegado não foi encontrado para comentar o assunto, mas a informação é de que pouco se avanço na investigação sobre o triplo homicídio de domingo e nada se sabe sobre o corpo encontrado ontem.No fim da manhã um homem esteve no Itep para fazer o reconhecimento do corpo, mas não confirmou a suspeita de que o homem seria um parente seu. No início da tarde outras pessoas estiveram no local na tentativa de reconhecer a vítima, mas até o fechamento desta edição ela não havia sido identificada.

Dois corpos carbonizados
Na manhã do último domingo, 5, policiais militares de Upanema receberam a informação de que havia um carro incendiado nas proximidades do Sítio São Francisco. No local a polícia confirmou o ocorrido e descobriu que, amarrados aos bancos do carro - um Celta vermelho, com placas HXX-1497/Fortaleza/CE - estavam os corpos de dois homens.

Quando foram encontrados os dois estavam completamente carbonizados. Um deles foi identificado como Raiclécio Araújo de Oliveira, 30 anos. A identificação da outra vítima deve ser feita após um exame dos restos mortais, na sede do Itep, em Natal.

Há cerca de 300 metros de distância do local a polícia encontrou o corpo de Luís Carlos Xavier dos Santos, 26 anos. Ele foi morto com um tiro na nuca e apresentava sinais de que havia sido algemado.

As famílias de Raiclécio e Luís Carlos disseram que os dois haviam saído de Alexandria, por volta das 19h de sábado, 4, com destino a Mossoró, onde viriam buscar um eleitor. Luís Carlos estava trabalhando na campanha política nos municípios de Alexandria, Upanema e Santa Cruz (PB). A polícia acredita que a outra pessoa encontrada carbonizada dentro do carro era o eleitor que Luís Carlos e Raiclécio vieram buscar em Mossoró.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: