sábado, 12 de abril de 2008

Demanda nas unidades de saúde aumenta quase 100%


Publicado no Dia 11/04/2008


Pacientes que procuram UPAs enfretam longas filas para ser atendidos
Foto: Raul Pereira


Com o período de chuvas e a enchente, a procura por atendimento nas unidades de saúde a cidade aumentou quase cem por cento.
Entre as pessoas os sintomas mais comuns são os de virose e dengue. Omo aumento da demanda, as pessoas estão têm que ter paciência, já que as filas aumentaram e com isso a demora para ser atendidos. Tanto as unidades de saúde nos bairros como as UPAs e o Tarcísio Maia tiveram um crescimento na procura por atendimentos.
A demora para ser atendido provoca certa insatisfação nos pacientes, mas a diretora administrativa da UPA do Alto de São Manoel, Ana Borges, explica que essa demora é normal, mesmo nos dias de atendimento normal, com todos os médicos escalados cumprindo o plantão. "As pessoas precisam ter paciência e consciência e entender que a espera é normal, devido o grande número de pacientes nas filas", enfatiza.
Ela disse ainda que os meses de março, abril e maio, são meses atípicos quando a demanda normalmente aumenta, devido à incidência das chuvas. As viroses, a dengue, infecções respiratórias e outras doenças comuns ao período invernoso acometem grande parte da população independente de faixa etária, mas principalmente as crianças.
O Hospital Regional Tarcísio Maia, especializado no atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade, por uma falha antiga no sistema de saúde pública como explicou o atual diretor geral, Marcelo Duarte, sempre realizou um grande número de atendimentos ambulatoriais, que não devem ser feitos pela equipe do hospital.
O diretor explicou que com o alto volume de atendimentos ambulatoriais o hospital perde um pouco em qualidade no atendimento de urgências e emergências. E que para resolver essa questão, irá promover junto com a secretaria de saúde pública estadual uma campanha de conscientização para desafogar a demanda por atendimento ambulatorial no HRTM, e assim melhorar a qualidade de atendimento para os casos de média e alta complexidade.
O trabalho de conscientização que também tem parceria com as prefeituras de municípios vizinhos, entre eles, Grossos, Areia Branca, Tibau, Upanema, Assu e Governador Dix-Sept Rosado, irá começar a desenvolver as ações a partir de segunda-feira, 14.
Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário: