sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

COMENTÁRIO 2: ACIDENTES NA BR 304

De Onildo.
Só retificando o Jornal Correio da Tarde: No segundo acidente, o condutor do Versalles desenvolvia alta velocidade e ainda tentou evitar a colisão com o 1º cavalo, porém não conseguiu; a partir daí, colidiu com o outro cavalo e em seguida com o Vectra que vinha em sentido contrário. Vou fazer um pequeno comentário sobre o que realmente está acontecendo nesse trecho da BR 304: Esse mesmo trecho já foi "relevado" algumas vezes pela imprensa quando da ocorrência de outros acidentes graves em virtude da situação precária de sua pista de rolamento. Hoje, com o conserto, mesmo que precário da camada asfática, pois ainda falta a sinalização, estão ocorrendo acidentes de proporções graves. Como se explica então tal fato? Em qualquer acidente que acontece, principalmente o que ceifa vidas humanas, as pessoas tentam, o que é normal, procurar explicações. O que está acontecendo é que os nossos condutores (uma grande parte deles) não têm a mínima noção do que é conduzir um veículo de forma defensiva: Conduzem seus veículos sob efeito de álcool ou qualquer outra substância entorpecente; Não respeitam a sinalização; Dirigem em alta velocidade; Não têm respeito por pedestres, ciclistas ou até mesmo por outros condutores. O que quero dizer na verdade é que os acidentes estão ocorrendo por imprudência de nossos condutores que se acham os melhores do mundo e isso faz com que nós tenhamos o trânsito mais violento do mundo. Dados estatísticos da PRF mostram que morrem 6.000 pessoas/ano só nas rodovias federais, fora as pessoas que morrem posteriormente nos hospitais em decorrência dos acidentes. Quando se evolui para todo o trânsito, o número chega a mais de 30.000 pessoas só no Brasil. Poucas guerras matam tanto e de forma tão contínua. Pra piorar a situação, o congresso está sempre alterando o Código de Trânsito de forma a beneficiar os infratores: Dois exemplos absurdos são: A CNH de um condutor era recolhida quando o mesmo era flagrado dirigindo sob efeito de álcool: O congresso derrubou a resolução. Nos EUA, o condutor além de ser proibido de conduzir veículo por 02 anos, ainda perde o veículo para o estado. Um outro exemplo é o órgão de trânsito ser obrigado a colocar sinalização de que há um radar à frente. Mas veja só: o infrator vai respeitar o limite de velocidade somente naquela passagem, é lógico. Se numa rodovia a vel. Permitida é de 110 Km/h, ele deve conduzir no máximo até essa veloc. em toda rodovia e não só numa passagem em que tenha o radar. Voltando ao trecho Mossoró-Assú,infelizmente em qualquer acidente que ocorra hoje nesse trecho, as proporções serão de natureza grave em virtude da alta velocidade desenvolvida pelos veículos. Quando se coloca o radar por uma hora em qualquer local desse trecho, são feitas até 40 autuações pela PRF, mesmo como os condutores "informando" aos outros via toque de luz(o que é uma infração também).

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens a Onildo pela matéria e parabens a Silva Jr. pela publicação. Na verdade a culpa sempre acaba sendo mesmo dos usuários que de forma imprudente querem conduzir seus veículos trazendo riscos para si para os outros. Se faz necessário um alerta nesse sentido a todos nós. já chega de tantas mortes faciliatadas por irresponsabilidades de nós condutores que de várias formas infrigimos a sinalização. vamos sair mais cedo pra ñ precisar ultrapassar a velocidade permitida, vamos ultrapassar c/ segurança e nos trechos permitidos, vamos evitar a bebida alcoólica sempre e principalmente quando formos dirigir, enfim, obidiência as normas de trãnsito é bom e faz bem a saúde. Um abraço a todos.

Anaximandro Eudson disse...

Parabéns Onildo. Esse artigo retrata bem o que está acontecendo nesse trecho da BR 304.