terça-feira, 5 de setembro de 2006

SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE UPANEMA

O município de Upanema possui dois sítios arqueológicos catalogados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Arqueológico Nacional) como também pelo NEA (Núcleo de Estudos Arqueológicos) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. São os sítios de Umarí e do Riacho Fundo.
No sítio de Umarí foram encontradas gravuras rupestres na “Pedra do Sino” (tem esse nome devido ao som que é emitido ao se bater nela com algum objeto), sendo difícil à identificação de suas figuras isto por que esse local está sendo alvo de “vândalos”, ou seja, pessoas que a visitá-lo, não resistem e deixam seus nomes gravados na pedra, o que se constitui um verdadeiro crime contra o nosso patrimônio histórico e sendo este um dos fatores que estão contribuindo para o desaparecimento dessas pinturas.
Em relação ao outro sítio arqueológico, o do Riacho Fundo, as pinturas se encontram, de certa forma, protegidas pela própria natureza visto que o local é de difícil acesso, mas ainda sim exposto à decomposição por fatores naturais como sol, chuva e etc. As pinturas estão localizadas no chamado “Serrotão” (uma formação rochosa com erca de 100 metros de altura no meio da caatinga). Essas gravuras são bem legíveis, destacando-se uma espécie de barco, figuras humanas e também de animais além de muitos símbolos não identificáveis.Esses sítios arqueológicos demonstram um pouco do potencial turístico de nossa cidade. Pode-se, facilmente, fazer de Upanema um ponto turístico da região, como acontece em outras cidades. Quem já não ouviu falar do Lajedo de Soledade em Apodi? A pergunta correta seria: o que é preciso fazer para nos igualarmos a eles? Quantos empregos não gerariam? Quantos benefícios? O que nos falta?

Nenhum comentário: