quarta-feira, 16 de agosto de 2006

História da Festa do Esporte

A Festa do Esporte em Upanema surgiu no ano de 1985 quando o Professor Dequinha Bezerra resolveu promover um evento para relembrar o 1º ano do encerramento de sua carreira como jogador de Futebol.

Dequinha, que encerrou sua carreira em agosto de 1984, com 36 anos de idade, é considerado o melhor jogador de futebol que Upanema já teve. A sua despedida oficial do futebol aconteceu no velho Estádio Calazans Freire, onde hoje está edificado o templo da Igreja Assembléia de Deus além de outras residências. Participaram da festa, como convidados, às seleções de futebol das cidades de Janduíz, Itajá e Governador Dix-Sept Rosado. A seleção de Upanema perdeu o título de campeão da festa ao ser derrotado pela seleção de Itajá na partida final por 2 a 1.

Assim, na primeira edição da Festa do Esporte, foram dois dias de muita festa e claro, muito esporte na cidade. A animação ficou por conta da Banda Valdeson Musical. A partir de 1986, a Festa do Esporte tornou-se o maior evento do município, tradição que vem até os dias atuais. Bandas famosas já se apresentaram nos principais palcos da cidade como no Clube Churrascão, no Clube Municipal, na Quadra de Esportes do Conjunto IPE e nos últimos 7 anos o evento acontece na casa de Shows Portal do Sol. Dentre as principais bandas que por aqui passaram destacamos: TERRÍVEIS, GRAFITH, FERAS, CIRCUITO MUSICAL, TÁRTAROS, MONTAGEM, CEBOLA RALADA, BANDA ALEGRIA E O ALEJADINHO DE POMBAL, IMPACTO CINCO, RITA DE CÁSSIA, COLLO DE MENINA, BANDA LÍBANOS e BANDA TROPYKÁLIA.

Nenhum comentário: