quinta-feira, 9 de junho de 2016

UPANEMA É UM DOS PIORES EM TRANSPARÊNCIA

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou uma nova classificação dos portais da transparência de estados e municípios brasileiros, conhecido como Ranking da Transparência. No Rio Grande do Norte, desde a divulgação anterior – ocorrida em dezembro -, a nota média melhorou 61%, subindo de 2,90 para 4,68. Das 167 cidades, 120 obtiveram notas melhores, 14 mantiveram a anterior e 33 pioraram suas avaliações. Viçosa foi a única a conquistar um 10, enquanto 83 municípios ainda estão abaixo de cinco e 15 tiveram nota zero.
De setembro a outubro de 2015, o MPF realizou a primeira avaliação dos portais da transparência e, em dezembro do mesmo ano, divulgou a classificação dos estados e municípios. Após o diagnóstico nacional, o Ministério Público Federal expediu recomendações àqueles entes federados que não cumpriram suas obrigações legais. Na ocasião, foram estabelecidos prazos para a adequação.
Após esses prazos, foi realizada a nova avaliação nacional, envolvendo todas as unidades do MPF, no período de 11 de abril a 25 de maio. O resultado da nova classificação identificou que algumas irregularidades ainda persistem. Com relação a esses municípios, os procuradores responsáveis deverão adotar medidas judiciais e extrajudiciais, de forma a garantir que também cumpram a legislação quanto à publicidade de seus atos, arrecadações, gastos e demais informações que devem ser de conhecimento público.
A atual administração deu mais uma vez a demonstração de que não tá dando importância a transparência. Upanema ficou no 114º lugar entre os 167 municípios do estado. Na primeira avaliação, Upanema tinha tirado a nota 1. Depois de divulgarmos no blog do Anax essa vergonha e o Ministério Público ter cobrado e ameaçado tomar medidas contra o município, caso não efetuasse mudanças no Portal da Transparência, a gestão vida digna para alguns resolver acrescentar algumas informações e conseguiu melhorar a pontuação na segunda avaliação. Saltou de 1 para nota 3,60. Continua envergonhando e demonstrando que as coisas dessa administração não são expostas de forma clara e objetiva. O que essa administração tem a esconder minha gente?
Confira a íntegra das informações sobre o Estado e os municípios do RN clicando aqui.
Fonte: Blog do Anax

Nenhum comentário: