>>Matéria do Mossoró de Hoje destaca dois grandes nomes de Upanema, Dr. Dorian Freire, da EIT, e Céliton Luiz, da CLC. Confira!
O secretário de Infraestrutura do
Governo do Estado, Jader Torres, trouxe nesta terça-feira, 16, a
Mossoró, uma equipe de engenheiros para planejar uma forma de concluir
as obras do Complexo Viário do Abolição. Foi recebido pelo prefeito
Francisco José Junior.
O primeiro ponto de visita dos
engenheiros foi no viaduto II, que fica entre as abolições II e III,
zona oeste de Mossoró. Os acidentes neste trecho levaram o prefeito
Francisco José Junior a conversar com o governador Robinson Faria para
concluir a obra.
Jader Torres explicou que as obras são
do Governo Federal e que estão sendo executadas pela Construtora
E&T. A Construtora disse que no projeto inicial não previa obras de
escoamento de águas fluviais e muito menos iluminação e passarelas.
As obras de infraestrutura para escoar
águas fluviais já foram aprovadas em parte pelo DNIT e já estão sendo
executadas nas imediações da Usibras. Já com relação a necessidade de
pelo menos 10 passarelas e iluminação pública em todo trecho, é preciso
projetar.
MOSSORÓ HOJE conversou com o engenheiro
Eneias Dias, que acompanha as obras desde o início. Ele disse que o
projeto de iluminação prevê investimento de pelo menos R$ 5 milhões. Já
deveria ter sido liberada pelo DNIT para ser feito.
Já com relação ao projeto de instalação
de dez passarelas, o engenheiro Eneias Dias e o engenheiro Robson Cunha
disseram que não foi feito levantamento de custo, apenas foi feita a
demarcação dos locais que deveriam ser construídas as 10 passarelas nos
17 km da obra.
Outro trecho inspecionado foi o viaduto
V, saída de Mossoró para Natal. Para abrir o viaduto será necessário
implantar barreiras de redução de velocidade em metade da BR 304 para
quem segue com Base 34 da Petrobras/Natal e quer fazer o retorno para
dentro da cidade.
Neste caso, segundo Robson Cunha teria
que reduzir também o tráfego de veículos no viaduto com taxas luminosas e
sinais eletrônicos de trânsito para evitar choques de carros que descem
o viaduto e dos veículos cujos os motoristas vão fazer o retorno para
dentro da cidade.
Esta sinalização com redução de
trânsito, no entanto seria temporário, conforme explicou Célio Luiz e
Jader Torres. Vamos aumentar a largura do trecho da BR 304 do atual
contorno até perto de um posto de combustível saída para Natal. No
local, será construída uma rotatória.
O prazo para concluir as obras
complementares do viaduto II no Abolição II, o prefeito Francisco José
Junior disse que é neste final de semana. “Espero o governo Robinson
Faria em Mossoró e vamos conversar sobre várias coisas que Mossoró
precisa”, destaca.
Já com relação ao viaduto V, Jader
Torres disse que este será liberado num prazo aproximado de 15 dias,
caso o DNIT aprovei as mudanças que foram estudadas nesta terça-feira,
16. Abrindo o fluxo de veículos, Jader Torres acredita que em mais 3
meses concluiu a obra.
Sobre o viaduto I, que dá acesso ao
Santo Delmira, Jader Torres disse que cabe ao DNIT buscar uma solução.
“Havia uma reclamação com relação a escuridão. Determinei a instalação
de luminárias, o que vou fazer o mesmo aqui no Abolição II”, diz o
prefeito Francisco José Junior.
Um comentário:
Quero só informar a você bloqueiro que celiton Luiz não é natural daqui de Upanema,mais sim do município de campo grande. Vlw
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