sábado, 5 de outubro de 2013

LEITOR: SEM PAIXÃO, COM A RAZÃO

A atitude tomada pelo vereador na data de hoje não é a primeira que ocorre dentro de uma casa legislativa. Por várias vezes já observamos na imprensa outros exemplos de parlamentares de outras casas legislativas que trocaram insultos por meio de agressões verbais e físicas no calor da emoção, mas que no final coloca-se o pingo nos “ís”. É bom ressaltar que não se pode querer punir (entenda-se cassar o mandato temporário ou definitivamente) um vereador eleito legitimamente pela vontade popular, só por que virou uma mesa de bolo e refrigerante. Não estou dizendo que a conduta do edil foi correta, por que não foi, mas o que tá feito não há como voltar atrás, e ao julgar as pessoas, o melhor senso de justiça tem que ser apurado e cuidadoso. Penso que deve-se apurar a responsabilidade de todos os possíveis envolvidos seja por sua conduta culposa ou dolosa.

É inevitável que vejamos o vereador que virou a mesa como único culpado, pois afinal foi ele que virou a mesa, e claramente pode-se comprovar isso por meio de testemunhas, fotos e vídeos de celulares de pessoas que estavam no local.

Entretanto, não podemos fechar os olhos para o fato de que aquele que concedeu a suposta autorização [qual espera-se que tenha sido documentada antecipadamente] para o uso de dependência da câmara municipal para o evento, não tomou os cuidados necessários, pois o objeto da comemoração ainda rendiam comentários e insatisfações pelo modo como foi conduzido o procedimento de aprovação do projeto de lei. Assim, independentemente de ter autorização documentada para uso das dependências, podemos encontrar a primeira falha que é a inobservância de cuidado por parte de quem autorizou algo que poderia ser em outro momento mais oportuno com as devidas pessoas convidadas.

Um segundo ponto a tratar é o seguinte: A proposta veio do poder executivo a quem cabia a iniciativa privativa do projeto de lei que concedeu a questionada gratificação, e logo após a ratificação da mesma pela maioria governista, essa retornou ao poder executivo para sua sanção, promulgação e publicação para surtir todos os efeitos legais. Assim entendo que merecedor maior do café da manhã seria o próprio prefeito e não os vereadores qual constou de participação secundária. E a pergunta que devemos fazer é, por que as auxiliares de enfermagem não fizeram o café da manhã na prefeitura? Resposta: Por uma razão muito simples, na prefeitura não existe diversidade de pensamentos ou não pode haver pois todos jogam no mesmo time. Assim, não posso ignorar o fato do edil ter acreditado veementemente que aquilo não fosse uma provocação contra o mesmo por sua opinião em plenário.

Resumindo todo o contexto aqui exposto, de forma alguma estou excluindo a responsabilidade do Vereador Valério que agiu impensadamente no romper do ímpeto ao fazer juízo subjetivo que aquilo seria uma provocação contra a sua pessoa, bem como da mesma forma que outras pessoas acreditam [também fazendo um juízo subjetivo] que na verdade não foi essa a intenção pensada pelo edil e sim um gesto de gratidão pela conquista alcançada. Mas, se deve apurar culpados deve-se buscar os donos das condutas culposas e dolosas que levou a todo um fato não muito comum para a realidade de Upanema, mas que além de um pedido formal de desculpas da câmara a categoria de servidores pelo o ocorrido, não enseja uma punição maior ao meu ver, que uma censura verbal ou escrita ao edil mais visado nesse imbróglio todo, pois como disse, seria desproporcional e irrazoável por exemplo pedir a cassação do mandato ou afastamento temporário daquele que foi eleito legitimamente pela vontade popular, tudo isso por que deixou seus nervos tomar de conta de sua cabeça temporariamente, levando ao fato de ter que virar mesa para se fazer ouvir.

14 comentários:

Anônimo disse...

Será que os professores também vão se sentir motivados a oferecer um lanche de agradecimento ao prefeito ao apresentar a proposta do Executivo com relação ao plano? Fala-se que vem aí um plano aos moldes do plano do estado do RN. Se for,,, ô derrota viu???!!!!professora aretusa gurgel

Anônimo disse...

acho a atitude do vereador valerio, só um ato de protesto...´so isso!

Anônimo disse...

em poucas palavras falou tudo!!!!
CONCORDO PLENAMENTE

Francisco Jose disse...

Simplesmente o que o vereador fez foi ridículo, mais muito ridículo mesmo e sem duvidas e uma vergonha para a nossa cidade.
O texto exposto também não fica atrás, pois não podemos defender uma atitude errada e vergonhosa como essa, de um homem que e para ser exemplo para a nossa cidade. Mas o pior ainda e querer justificar e defender a não cassação do mesmo, dando exemplos de outros parlamentares que chegaram a via de fato. Se for assim eu faço a seguinte pergunta: onde vamos para??
Porque se aceitarmos isso vamos dar brecha e razão para qualquer pessoa bagunçar uma cessão e virar a mesa quando quiser e não ser punido.
Nao podemos defender um absurdo como esse, a atitude foi deplorável.
Fiquei com vergonha de ter uma pessoa dessa representando a nossa população.

Anônimo disse...

o vereador valério, agiu errado nessa confusaõ,mas sou a favor do voto comtra.Pois já exite na justiça o plono de cargo e salarios,porque os veriadores junto com o prefeito naõ desengavetaram e colocaram em pratica, respeitando todas as categorias e naõ so as auxiliares de enfermagens,como ja foi tentado outras vezes.

Amon Carlos disse...

Caro Blogueiro,

Sou leitor de seus comentários que, em sua grande maioria, são equilibrados e têm a minha concordância, porém não posso deixar de expressar a minha perplexidade com a sua "defesa" do vereador Valério. Sendo eu conhecedor que sou do referido Valério, por sinal meu amigo de infância, acho que deverá haver uma punição severa à essa atitude de descontrole que desrespeitou os seus eleitores, aos seus colegas de mandato e, enfim, aos cidadãos de Upanema. Um pretenso erro não se corrige com outro sob qualquer alegação. A decisão foi tomada com base na democracia e de acordo com a vontade da maioria. A quebra de decoro é FATO.

Anônimo disse...

Vergonhoso é ganhar mesada do prefeito!

Anônimo disse...

um senhor vinha neste domingo de Mossoró em um dos transporte q faz a linha e escutou um comentário sobre o ocorrido e o que me chamou a atenção foi quando disse: Foi Valério que fez? então ele tá certo, e o bolo é tão barato diz pra ele q pago pode mandar fazer na padaria kkkkkkkkk. todo mundo sorriu. kkkkkkk

Anônimo disse...

Aplausos pra Valério, ele não foi contra o reajuste dos profissionais de enfermagem e sim um ato de protesto em nome de todas as categorias. Povo pare pra pensar e deixem de serem míopes.

Anônimo disse...

o povo só julga com um peso, olhem o outro lado da moeda. E eu perguntou: O que levou Valério a agir dessa forma, será q ele não foi insultado, ninguém é de ferro não, se fosse comigo varia da mesma forma

Anônimo disse...

Caro Amon, se for punir desrespeito vai haver muitas punições a começar do pode público que falta com respeito ao povo. falta remédios, péssimos atendimentos, politicagem, desrespeito aos funcionários públicos recusando a dá o que é de direito a todos o reajuste salarial e vamos ficar por aqui pq se for falar demais sai coisa q vc nem imagina e talvez não goste.O povo q tem rabo preso deve ficar calado.


Anônimo disse...

Estimado Francisco José, mais vergonhoso foi o presidente aceitar esse tipo de comemoração, tem muitas coisas mais vergonhosas com o gestor maquiar a cidade e inaugurar obras q já existia e continuam do mesmo jeito sem funcionar, pq o abatedouro pra funcionar tem que comprar duas mãquiinas uma de 150mil e outra de 200 mil, mesmo assim foi inaugurada como nas gestões passadas, vergonhoso também Francisco José e os DOIS MILHÕES E MEIO E COMBUSTÍVEL E MAIS OUTROS HJONORÁRIOS ALTÍSSIMOS E A PRESTAÇÃO ALTA DO CARRO BLINDADO DO GESTOR E por ai vai, pensa que o povo não sabe disso? Por isso q tem muita gente a favor de Valério.

Anônimo disse...

Cada um com sua razão, e se apurar o caso todos estão sem razão.

Anônimo disse...

CAROS EDIS SABEMOS QUE EM SUA MAIORIA SÃO DESCONHECEDORES DAS LEIS QUE REGI O PAIS, O ESTADO E MUNICÍPIO E MUITO MAIS O REGIMENTO INTERNO, POR ISSO QUE ACONTECE ESSES DESMANDOS. ESTOU COM VALÉRIO.