quinta-feira, 7 de março de 2013

SECRETÁRIA RIVANDA PARTICIPA DE REUNIÃO EM NATAL


A Secretária de Urbanismo e Ação Social Rivanda Bezerra, a Assistente Social Alecsandra Praxedes e a Psicóloga Raíssa Freire participaram ontem, 06, em Natal de uma reunião na SETHAS para receber orientações sobre um Mutirão que será realizado em nosso município nos próximos dias 12 e 13 deste. Trata-se de um acordo de Cooperação Técnica firmado entre O Ministério de Desenvolvimento Social - MDS com o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA de forma a possibilitar a ação conjunta de identificação civil e cadastramento no CadÚnico  no âmbito do  Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).

O PNDTR, criado em 2004, é uma importante iniciativa que promove a inclusão das trabalhadoras rurais na reforma agrária e na agricultura familiar por meio da emissão de documentos como certidões de nascimento, carteiras de identidade e de trabalho e Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). Além disso, visa orientá-las sobre como ter acesso a seus direitos e conhecer melhor as políticas públicas de promoção da autonomia econômica.

Em 2013, a meta é promover 1.000 mutirões e, dentre as ações pertinentes, está a de promover a inclusão das agricultoras ou beneficiárias da Reforma Agrária nas políticas sociais do Governo Federal, por meio de ações de busca ativa para inclusão no Cadastro Único.

                Ainda no Centro Administrativo, fomos a EMATER para dirimir algumas dúvidas em relação ao programa do leite, principalmente no que diz respeito à atualização dos cadastros dos beneficiários. A orientação recebida foi a de que fosse realizado o recadastramento, para identificar quem realmente está nos critérios para receber o benefício e enviasse a nova relação para Natal. A equipe se prontificou em nos ajudar no que fosse preciso.

Nenhum comentário: