terça-feira, 12 de março de 2013

Remédios no Brasil serão reajustados no dia 30

Percentual dependerá de inflação, de custo de insumos e dos ganhos das empresas

12/03/2013 - 22h00
BRASÍLIA Os remédios poderão ter os preços reajustados a partir do dia 30 de março, segundo autorização da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), formada por uma equipe interministerial liderada pelo Ministério da Saúde. A autorização com os critérios de composição dos ajustes dos preços foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

Para esses reajustes, serão consideradas as expectativas de inflação, de ganhos de produtividade das empresas de medicamentos e o preço dos insumos usados na produção dos remédios. Para a inflação, deverá ser usado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado entre março de 2011 e fevereiro de 2012, calculado pelo IBGE.

Em março do ano passado, os aumentos autorizados pela câmara de regulação foram de 5,85%, no grupo de maior concorrência, e de 2,80%, no intermediário. Na categoria com menor concorrência de mercado, houve uma redução de preços de 0,25%.

Em 2011, os reajustes autorizados foram de 3,54%, 4,77% e 6,01%, dependendo da participação dos genéricos no mercado. Quanto mais genéricos concorrentes tem um remédio, maior é o aumento autorizado pelo governo.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário: