quinta-feira, 29 de março de 2012

BIOGRAFIA DA ESCOLA MARIA GORETE


A Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macêdo está localizada na rua José Lopes, n. 349, Bairro Pêgas (sede), Upanema/RN. Foi fundada em 15 de março de 1988, em um terreno cedido pelo Senhor Milton Marques, sua criação ocorreu através do decreto Lei n. 106/88, no Governo do Prefeito Antonio Targino Sobrinho.
Ela atende alunos de Creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental, funciona em dois turnos (matutino e vespertino), com uma média de 1.100 alunos.
A direção está a cargo do Professor Antonio Luiz de Oliveira, da Vice-diretora Maria Yaponira, Coordenação Pedagógica Edimi Medeiros e Coordenador Financeiro Professor Diógenes Matoso. A escola tem esse nome em homenagem a uma de suas primeiras professoras (falecida).
A Instituição Funciona atualmente em duas estruturas físicas com 26 salas de aula, duas salas de direção, duas cozinhas, uma sala de leitura, uma biblioteca, um laboratório de informática, uma secretaria, duas salas para professores, banheiros, pátio, quadra simples para práticas esportivas, uma sala multifuncional para o atendimento educacional especializado (AEE). Foi Fundada em 29 de Março de 1988, com um terreno doado pelo Senhor Milton Marques, eram somente três salas de aula, onde funcionava uma Creche Municipal, onde acolhia crianças humildes da comunidade.
No ano de 1989, na gestão do Prefeito Valério Tavares e da Secretaria de educação Maria de Fatima Tavares nomearam para diretor da escola Pe. Geraldo (holandês e Pe. Na época).Porém a parte burocratica era respondida pela secretaria de educação. Daí continuou a sucessão de Diretores: Roneide Carvalho, Reginaldo Veíssimo dos Santos, Elizabete Alves, Areli Canário, Antonio Ribamar, Antonio Nicácio, Francisco Severino e Antonio Luiz de Oliveira. Atualmente seus diretores são escolhidos através do Processo de gestão democrática.
Tem portanto, 24 anos de trabalhos prestados a esta comunidade. Contamos com 65 professores, mais de trinta funcionários na limpeza, cozinha e na secretaria. Temos quase todos os professores formados e com especialização em suas áreas específicas, com o objetivo de prestar um bom serviço a comunidade.
A escola tem passado por várias reformas na sua estrutura física, porém ainda requer muitas melhorias, atualmente foram construídos novos banheiros adaptados para pessoas com deficiência, parceria do governo municipal e federal.
Nossa escola hoje conta com uma Sala de Recursos Multifuncional, serviço da Educação Especial, realizando Atendimento Educacional Especializado. Seu público alvo: Pessoas com deficiência, TGD e altas habilidades/ superdotação. Tendo em seu objetivo, observar, criar estratégias e recursos pedagógicos e de acessibilidade para que esta clientela desenvolva seu potencial e sua automia frente a sociedade atual.
Podemos dizer que ainda é uma escola muito jovem e que tem uma bonita história de vida construída com base no seu progresso e desenvolvimento.
sendo hoje, a maior escola do município também apresenta muitos desafios.

Mesmo assim, Parabéns Maria Gorete!
Fonte: blog da escola MG

Um comentário:

Anônimo disse...

Está muito a desejar.
Deveria ter colocado os nomes dos diretores com seus respectivos vices , nomes dos professores da época (início )que eram poucos e etc. FICCA A DICA!!