quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Emater-RN promove curso de beneficiamento de pescado


Vinte e cinco pessoas associadas à Colônia de Pescadores Z-52, do município de Upanema, localizado na região oeste do Rio Grande do Norte, participam de hoje (22) até o dia 24 de novembro do Curso de Beneficiamento de Pescado, promovido pelo Governo do Estado e executado pela Emater-RN.

As aulas, teóricas e práticas, são de responsabilidade da extensionista rural e culinarista, engenheira agrônoma Neide Alcântara e serão ministradas na Associação de Idosos Damião Alexandre de Oliveira, a partir das 13h desta terça-feira e nos dois expedientes das próximas quarta e quinta-feiras..

Segundo informou Neide Alcântara, um dos objetivos do curso é capacitar os pescadores nas Boas Práticas de Manipulação, que incluirá ensinamentos sobre a limpeza correta do pescado e critérios de reconhecimento do peixe fresco.

Produto cada vez mais consumido em todo o mundo, outro quesito do curso é mostrar aos participantes a importância do pescado para a alimentação e a saúde dos seres humanos. Além disso, os resíduos do pescado também são aproveitados na alimentação animal, a partir do processamento de escamas, guelras e vísceras. Já a pele é usada na fabricação de produtos como bolsas, cintos e demais acessórios, ressalta a extensionista rural da Emater-RN.

No final do curso, os participantes vão aprender, através de ensinamentos sobre culinária, a fazer pratos variados à base de pescado. Alguns tradicionais, como a moqueca e a isca, até receitas inusitadas, como o peixe recheado com farofa, risoto, linguiça, hambúrguer, paçoca e suflê.

Por Luciana de Oliveira

Nenhum comentário: