Amanda Cieglinski
Da Agência Brasil
Em Brasília - UOL Educação
Da Agência Brasil
Em Brasília - UOL Educação
O aumento de dez dias no ano letivo pode elevar o aprendizado do aluno
em até 44% no período de um ano. É o que aponta estudo do secretário
executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da
República, Ricardo Paes de Barros. O trabalho levou o Ministério da
Educação (MEC) a discutir a possibilidade de ampliar a carga horária
mínima das redes de ensino, que hoje tem 800 horas distribuídas em 200
dias.
Segundo Paes de Barros, a medida é importante para combater a
desigualdade e tem efeito especial entre os alunos de baixa renda que
não podem pagar reforço escolar ou contar com a ajuda dos pais, com
baixa escolaridade, para aprender todo o conteúdo. “Ter férias muito
prolongadas pode não ser a melhor ideia para um país que precisa
acelerar seu desempenho em educação na velocidade em que o Brasil
precisa.”
A ideia de aumentar a permanência do aluno na escola foi apresentada
pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, na semana passada.
Entretanto, o governo ainda não definiu como será feita a mudança – se
por meio da ampliação da carga horária diária ou do número de dias
letivos. O assunto está sendo discutido com os secretários estaduais e
municipais de Educação.
De acordo com Paes de Barros, não há estudos que comprovem
cientificamente que o aumento do número de horas diárias tenha eficácia
no aprendizado. Em termos de custos, ele ressaltou que pode ser mais
vantajoso aumentar o número de dias, já que não é necessário ampliar ou
melhorar a infraestrutura das escolas já existentes. Ele citou exemplos
de países como Japão, Coreia do Sul e Israel, que têm anos letivos de
243 dias, 220 dias e 216 dias, respectivamente.
Segundo Haddad, o governo trabalha com a ampliação máxima de 20 dias
letivos no ano. Isso, acrescentou, não terá impacto na carreira do
professor, que tem 30 dias de férias por ano, além de 15 dias de
recesso. Mas não está descartada a possibilidade de, ao mesmo tempo,
aumentar o número de horas por dia e de dias letivos por ano.
“A qualidade da educação não vai vir por inércia, ela exige esforço.
Acho que está mais do que na hora de rever a questão do número de horas
por ano que a criança fica exposta ao professor. O que esse estudo
mostra é que o impacto do aumento dos dias por ano é forte” defendeu o
ministro.
Um comentário:
Eu sincera mente não confio nessa historia de pesquisas,estudos pra mim tudo isso é conversa pra quem não é capaz de fazer nada pela educação ou é incompetente para o cargo que ocupa ou então que me desculpe os estudantes de hoje incluindo 3 filhas minhas no que eu vou escrever,se aumenta 44% nós só vamos ter gênios ou no momento só temos analfabeto nas escolas pra não dizer outra coisa.
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