segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Fiscalização da CGU contará com apoio da administração Avançando com Resultados


Já chegou em nosso município a equipe da Controladoria Geral da União - CGU. Os técnicos se reuniram hoje pela manhã com a prefeita Maristela Freire, o controlador geral do município Gilvandro Fernandes, o secretário de Finanças Manoel Geraldo da Costa Neto e o contador Francisco Brito. Os técnicos explicaram que além de fiscalizar, também irão orientar como o município deve proceder em várias ações, principalmente na forma de prestar contas com a União. Uma das solicitações dos técnicos foi a disponibilização de acesso a internet, solicitação prontamente atendida pela prefeita Maristela. A prefeita ainda deixou claro para os técnicos que a estrutura da prefeitura está a disposição dos mesmos.
Logo que soube que Upanema foi um dos municípios sorteados para fiscalização da CGU, a administração municipal iniciou uma força tarefa, que incluiu funcionários e secretários para organizarem todos os processos (licitações, pregões, convênios, compras etc) visando organizar as pastas, para facilitar o acesso dos técnicos da CGU. "Essa é uma forma de demonstrar que estamos dispostos a colaborar com tudo que for possível, já que entendemos ser de fundamental importância a transparência de nossas ações", explicou a prefeita.
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação - www.prefeituradeupanema.blogspot.com

3 comentários:

Elison Pereira disse...

A fiscalização auferida pela CGU, em diversos municípios que percebem recursos advindos de repasses da União por meio de convênios, parece até um ensaio de peça teatral. Há um ditado comumente utilizado pelo interior que diz o seguinte “Quem quer pegar não diz Xô!!!”

Primeiro eles avisam que tal dia irão vir até o local, sorteado ou denunciado, para realizar a tal “fiscalização”. É como um professor que marca o dia da prova para os alunos, ou seja, ou eles se preparam para tirar boa nota ou levam pau. O interessante é que na verdade o aluno deve estar pronto para realizar a prova em qualquer dia, quando bem entender o professor, uma vez que o conteúdo lhe tenha sido passado.

Princípios máximos balizadores da Administração Pública elencados no artigo 37 da Constituição Federal, dentre aqueles, prima sobretudo pela Eficiência, o que nos leva a entender, que aqueles que possuem um múnus público tem que ser eficiente não somente num dado momento mais a todo e qualquer tempo.

Lembro que já vivi algo parecido no tempo em que estava na Marinha de Guerra do Brasil, e quando sabíamos que haveria uma Inspeção do Almirantado na Base Naval ou no Navio, a primeira coisa que se faziam eram suspender as licenças, convocar para regressar para trabalhar em pleno final de semana, além de sabermos que tínhamos hora para entrar pra trabalhar mas não tínhamos hora para sair. Daí, o que estava sujo era limpo, o que era fosco passava a brilhar, o que estava grande demais era aparado as pontas, ficando tudo organizado do jeito que a Comitiva do Almirantado queriam ver. Só que aquela encenação toda não era a nossa realidade o resto do ano. É aí que se pergunta, onde fica a eficiência?

Acredito que não deveria haver avisos de quando e onde seria realizado a fiscalização ou vistoria do uso dos recursos federais, justamente para que todos se mantenham atentos que a qualquer momento podem ser surpreendidos com uma visita inesperada. Creio que é o mais certo a pensar, e não vivermos uma falsa ideia, como se propaga.

Anônimo disse...

cade os outros comentarios que foram enviados e não foram postados amigo?

Anônimo disse...

Penso que se existe algo de errado, não é o simples aviso antecipado de poucos dias que irá sanar irregularidades crônicas, se acaso existirem. Assim, entendo que se houver irregularidades serão visualizadas pela CGU, pois nela existem técnicos capacitados para detectar falhas, mesmo que aos olhos de leigos pareçam não existir. Com isso, se a CGU avisa antes tem suas razões técnicas para tal feito. Pois na fiscalização vem procuradores, técnicos do tribunal de contas da União, dentre outros que são bastantes competentes para fiscalizar.
Agora, esperemos o resultado para depois criticar ou aplaudir!