sexta-feira, 29 de julho de 2011

UMA DATA PRA FICAR NA HISTÓRIA

       O dia 28 de julho de 2011 vai ficar marcado na História de Upanema. Nesta data foi criada oficialmente a nossa Associação de Universitários com a eleição de sua primeira diretoria, composta por Lusinácia, Marinaldo, Ericlênede, Jéssica, Pollyana e Klênia.

       Em uma assembleia que contou com a participação do prefeito em exercício Manoel Carlos e de alguns secretários municipais, quase 100 universitários compareceram ao plenário da Câmara de Vereadores para participarem do evento.

Mais uma conquista do Jornal de Upanema

       O sonho da criação de uma associação de universitários em nossa cidade surgiu em uma reunião do Jornal de Upanema em julho de 2010. Os membros do Jornal perceberam a necessidade de uma entidade para defender a categoria de estudantes que passa, muitas vezes, por situações de dificuldades e que portanto precisa ser melhor representada. Da mesma reunião foi tirado o encaminhamento para que fosse realizado um encontro de universitários para dar início ao debate que deveria levar a criação da associação. E assim, no dia 18 de setembro de 2010 aconteceu o II Encontro de Universitários de Upanema, evento que não acontecia desde a década de 80 e que foi realizado dentro da programação das festividades de emancipação política de nossa cidade e que contou com a apresentação de grupos musicais, palestras e a primeira reunião para elaboração do estatuto da associação.

       Após um período sem avanços, novamente o Jornal de Upanema entrou em cena nos últimos meses para fomentar nos estudantes o desejo de criar essa associação. Assim, aconteceram conversas com Lusinácia, incansável lutadora, como seus companheiros Ericlênede, Marinaldo, Klênia e tantos outros que tiveram um papel importante na implementação dessa associação.

Uma associação que já surge forte

       A Associação de Universitários já surge forte. Já conseguiram recursos para o registro da entidade, o que não é tão barato, conseguiram colaboração de advogado, contador e uma sede, já que o Jornal de Upanema ofertou sua sede para a instalação provisória da associação.

Próximos passos

       A diretoria eleita já trabalha para organizar com sucesso o III Encontro de Universitários novamente em setembro, nas comemorações de emanciapção política. Já estão contactando com palestrantes e montando a programação.

       A diretoria também anunciou que vai lutar pela aquisição de ocmputadores para a sede da associação para que os estudantes possam realizar pesquisas e elaborar seus trabalho já que muitos infelizmente são carentes. Também vão buscar parcerias para cursos e estágios entre outra ações.

       Desejamos assim parabéns a este grupo que torna nossa cidade mais forte, nosso cidadão mais crítico e atuante. A recompensa certamente virá com o tempo. Mais uma vez parabéns!

4 comentários:

Klênia disse...

Agradecemos a todos que confiaram em nós e que nos deram um voto de confiança. Agora iremos lutar para representar toda a classe universitária! OBRIGADA A TODOS!

lusinacia disse...

silva,zé Mario,vocês do JORNAL DE UPANEMA, foram as pessoas mais importantes para que esse sonho tornassem em realidade nos deram total apoio. vocês foram as principais ferramentas
iremos batalhar juntos! todos pela educação!!!um abraço!!!!

Anônimo disse...

ESPERAMOS QUE ESSA DATA NÃO FIQUE SÓ NA HISTÓRIA, MAS FAÇA ACONTECER. NÃO ADIANTA SÓ FICAR NA HISTÓRIA.

Anônimo disse...

eu acredito nessa equipe, e sei que vão botar o negocio pra andar desde de que todos universitário colaborem!!!!!