quarta-feira, 15 de junho de 2011

SiSU abre inscrições nesta quarta (15)

Os estudantes que querem uma vaga em instituições federais por meio do SiSU – o Sistema de Seleção Unificada, poderão fazer as inscrições a partir desta quarta-feira, às 6h.


São 26 mil vagas em todo o país – 59% a mais do que na última edição. O cadastramento é de graça, feito pela internet e a seleção, feita com base na nota do Enem do ano passado.

“Ele pode ter tentado o Enem, não conseguido entrar naquela universidade que ele pretendia. Então, através do SiSU, ele tem um amplo leque de ingressar numa outra universidade pública, em qualquer local do país”, diz o diretor de pré-vestibular, Roberto Régis.

Cada aluno pode fazer duas opções nas 48 instituições de ensino público que estão no sistema. Os professores dizem que a possibilidade de se escolher dois cursos na hora da inscrição precisa ser bem aproveitada. A dica pra quem vai disputar uma vaga pelo SiSU é não ter medo de apostar.

“O que nós dizemos pros alunos sempre é: a primeira opção, coloquem a faculdade onde você sonha, a sua primeira opção. Ah, mas eu acho que não vai dar, como é que é? Quem disse que não vai dar? São muitas vagas, são muitos alunos, são muitas instituições. Você não sabe qual é o resultado”, fala o diretor de ensino, Rommel Fernandes Domingos.

Outra forma de aumentar a chance de conseguir a vaga é ficar de olho na nota mínima divulgada diariamente no site do SiSU. Ela varia de acordo com a pontuação dos candidatos e o número de inscritos. O candidato pode ir trocando de curso, ou de instituição, sem limite de vezes até domingo, último dia da inscrição.

“A cada dia vai sendo feito cálculos em cima do SiSU, se a nota de corte subiu, desceu, se teve desistência, se um outro aluno entrou outra universidade, então com isso a nota de corte vai baixando ou subindo”, diz a estudante Marina Torres.
Fonte: site do Jornal da Globo

Nenhum comentário: