sexta-feira, 13 de maio de 2011

Blogger sofre instabilidade após manutenção programada

blogger logo 300x90 Blogger sofre instabilidade após manutenção programadaFonte: Google DiscoveryNa noite de ontem, o Dicas Blogger  informou que o serviço de hospedagem de blogs do Google passaria por uma manutenção programada durante a madrugada desta quinta-feira. Segundo o DB, a manutenção seria iniciada às 2h (horário de Brasília) e a previsão inicial era de que às 3h o serviço voltaria ao normal.

Mas, ao que tudo indica, algo não saiu como previsto. Ao longo do dia, centenas de usuários relataram dificuldade ou impossibilidade para acessar os seus blogs. No início da noite de hoje, contudo, a situação piorou. Além do endereço blogger.com ficar inacessível, todos os blogs hospedados no serviço saíram do ar. Fazendo uma rápida pesquisa no Twitter, foi fácil notar a extensão do problema. Usuários de várias nacionalidades relataram que seus blogs estavam fora do ar.
Por volta das 19h, já era possível acessar os blogs, mas o blogger.com  continuava fora do ar. Segundo a Juliana Sardinha, criadora do Dicas Blogger, seus leitores relataram perda de posts e problemas com os layouts, mas ela acredita que tal problema seja temporário.

Há alguns minutos, a equipe do Google postou a seguinte mensagem no fórum em inglês do produto:

    Lamentamos muito que os usuários não consigam publicar no Blogger agora. Revertemos a versão de manutenção da noite passada e, como resultado, posts e comentários de todos os usuários feitos após 11h37 do dia 12 de maio de 2011 foram removidos.

    Mais uma vez, pedimos desculpas que isso tenha acontecido e os nossos engenheiros estão trabalhando duro para o Blogger voltar ao normal e restaurar os seus posts e comentários. Vamos publicar um relatório assim que o problema for sanado.

Assim que obtivermos mais informações sobre o problema, voltaremos a atualizar este post.

Atualização em 13/05/2011, às 9h30: as últimas informações disponíveis no fórum de ajuda do Blogger reafirmam o problema, mas ratificam que a equipe do serviço está trabalhando arduamente para solucioná-lo o mais breve possível.

Atualização em 13/05/2011, às 10h15: o Google acaba de postar uma nova informação no blog do serviço em inglês:

    Nós começamos a restaurar as mensagens que foram temporariamente removidas e esperamos que o Blogger esteja de volta ao normal em breve.

Atualização em 13/05/2011, às 14h40: o Google acaba de confirmar que o Blogger está novamente no ar. Leia, abaixo, a nota divulgada pela empresa.

    Foi um dia frustrante.  Lamentamos muito que vocês não tenham sido capazes de publicar no Blogger nas últimas 20,5 horas.  Estamos quase de volta ao normal – vocês podem publicar de novo, e nas próximas horas, posts e comentários que foram temporariamente removidos devem ser restaurados.  Obrigado pela paciência enquanto nós corrigir essa situação.  Nós usamos o Blogger para os nossos próprios blogs. Assim, nós também senti a dor.

    Eis o que aconteceu: durante o trabalho de manutenção, programado para a madrugada de quarta para quinta, tivemos alguma corrupção de dados que impactou no funcionamento do Blogger.  Desde então, os blogueiros e leitores passaram a experimentar uma variedade de anomalias, incluindo interrupções intermitentes, o desaparecimento de posts, chegando, em alguns blogs, até uma páginas de erro não intencional.  Um pequeno subconjunto de usuários do Blogger (estima-se 0,16% ) pode ter encontrado problemas adicionais específicos às suas contas.  Ontem, voltamos o Blogger para um estado de pré-manutenção e colocamos o serviço em modo de somente leitura, enquanto nós trabalhamos para restaurar todo o conteúdo: é por isso que não foi possível publicar novos posts.  Nós revertemos para uma versão do Blogger de quarta-feira, 11 de maio. Assim, seus posts foram temporariamente removidos.  É neste sentido que ainda estamos trabalhando: na recuperação dos posts e comentários.

    Novamente, sentimos muito o impacto nos nossos autores e leitores.  Nós nos esforçamos para garantir que o Blogger esteja sempre disponível para vocês compartilharem seus pensamentos e opiniões com o mundo, e nós fazemos o nosso melhor para evitar que isso aconteça novamente.

Nenhum comentário: