terça-feira, 4 de maio de 2010

PROJETO "CINENSINO JUVENIL"

O cinema, com o seu aparato tecnológico apropriado para documentar, encenar e narrar histórias, construiu uma nova maneira de olhar para o mundo, possibilitando, através do filme, que se entre em contato com o sonho do outro, tendo em vista sonhar o próprio sonho, para que o indivíduo entenda melhor outras realidades e situe-se nela, assim como crie vínculos afetivos e sinta-se parte de algo maior e mais complexo. No entanto, estatísticas demonstram que 92% dos municípios brasileiros não possuem uma sala de cinema, fator este que agrava a má distribuição cultural e impossibilita que a grande maioria da população possa criar tais vínculos afetivos e sentir-se parte deste algo maior e mais complexo ao qual esta forma de arte possibilita. Ciente de tais problemas e dificuldades, a Secretaria de Urbanismo e Ação Social, criou o Projeto “CINENSINO JUVENIL” com o objetivo de estreitar e aproximar crianças e jovens para a arte do cinema em nossa cidade, permitindo que os alunos dos programas sociais “PETI” e “Projovem Adolescente” entrem em contato com a linguagem cinematográfica por meio de bons filmes que retratem, essencialmente, valores como tolerância, justiça e solidariedade.
Esses alunos terão a oportunidade de assistir a diversos filmes, sempre com a classificação “livre”, entre eles os filmes: E.T. – O Extraterrestre; e A Batalha dos Vegetais, filmes estes voltados para crianças de primeira a quarta séries; e Waking Life, A Guerra de Canudos e Olga, selecionados para os alunos de quinta a oitava séries e que, assim como os outros filmes, trabalham muito bem os valores pretendidos por este projeto.
As sessões ocorrem quase que diariamente na Secretaria de Urbanismo e Ação social numa sala especialmente equipada para a exibição desses filmes e terão a coordenação dos técnicos, instrutores e coordenadores.
Esse Projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho de democratização e descentralização da cultura nos programas e projetos sociais do nosso município, realizando exibições com filmes de qualidade, de forma que desperte no espectador jovem, seu papel social e aguce seu senso crítico, permitindo um despertar não politizante, mas político, não partidário, mas humano das nossas crianças e adolescentes.
FONTE: SUAS/ CRAS

Um comentário:

Anônimo disse...

São vídeos originais ou piratas?