quarta-feira, 23 de setembro de 2009

EU LI E RECOMENDO! - JORNAL NACIONAL - MODO DE FAZER


A partir de hoje vamos levar a nossos leitores algumas dicas de livros. Não simplesmente opiniões prontas (Ctrl-c Ctrl-v) de outros sobre os livros, mas sim, a nossa opinião sobre livros que acabamos de ler. Para começar destacamos o seguinte livro:
Jornal Nacional – Modo de Fazer
Autor William Bonner
Edição : 1ª Ed. / 2009
Número de Paginas : 248
Preço: R$ 35,90
Um livro essencial para os amantes do bom jornalismo, mas, como o Jornal Nacional faz parte do dia a dia dos últimos 40 anos do Brasil, também pode ser lido e entendido por qualquer pessoa, pois, William Bonner consegue transmitir de forma clara como é produzido este que é o maior telejornal do Brasil. Também deixa claro o objetivo do JN que é desde 1969 “mostrar as principais notícias do Brasil e do mundo com clareza, isenção, pluralidade e correção”.
O material do livro é de excelente qualidade, com fotos quase que perfeitas e muito bem ilustradas. O texto é ágil e de fácil leitura, portanto, eu li e recomendo!

16 comentários:

BABADO FORTE disse...

gente to passada com o babado q ta rolando q o deputado jacome mandou um alo no culto da semana cultural pra carlinho gacia, macia simoni e luis jairo. alguem q foi confirme se foi verdade

Tiago Canuto disse...

"com clareza, isenção, pluralidade", eu não diria que eles tem conseguido manter o objetivo; mas que o texto merece ser lido, confirmo e recomendo.

Anônimo disse...

Eu não li e não vou ler.
Jornal Nacional com insenção é piada. Imparcial? Mostrar a noticia como ela acontece? Por favor diz outra coisa. Pelo amor de Deus não segue este tipo de jornalismo manipulador, parcial, reacionário...
Surgiro ao editor deste blog que navegue pela internet e faça visitas aos blogs do Luiz Carlos Zenha - www.viomundo.com.br , o Blog de Paulo Henrique Amorim - www.paulohenriqueamorim.com.br , o blog do Marco Aurélio - http://maureliomello.blogspot.com/, do Luis Nassif - http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/ , do Leandro Fontes - http://brasiliaeuvi.zip.net/ e por fim, procura os livros do grande jornalista Aluisio Biondi (acho que você já ouviu falar dele)que são verdadeiras aulas do bom jornalismo. Se ainda tiveres tempo dar uma olhada ao sitio do Observatório da Imprensa. Com certeza você terá muito o que aprender de bom jornalismo através destas referências. Mas de William Bonner falando bem do Jornal Nacional da Globo? Conta outra.
Abraços

Mossoró Press disse...

Caro anônimo q se quer tem coragem de mostrar a cara...
Você tem a mente fechada demais, deve ser um reacionário frustado de esquerda. Aconselho vc ler de tudo. procurar saber de tudo com uma mente mais aberta. É muito mais fácil sair criticando como vc fez... Em nenhum momento eu elogiei a Globo, elogiei o trabalho feito por William Bonner q, reafirmo, é muito bom. O JN é de uma qualidade impressionante q vc saber vai entender quando ler o texto.
Já q vc falou desses jornalistas, sites q também acompanho, informo q vc esqueceu o de Rodrigo Vianna, o da Carta Capital e tantos outros. Por falar no Observatório da Imprensa, aconselho q assista o último programa no site q foi uma entrevista com William Bonner, vc assistiu? assistiu? eu assisti duas vezes e garanto q foi muito bom. Assista e mande a resposta, ai sim vc terá o mínimo de argumentos pra discutir aqui sobre este livro.
Ps. Sua frase: 'eu não li e não vou ler' é patética! só por ela seu comentário não merecia ser publicado. Então leia e tire suas próprias conclusões, sem alguém dizer a vc o q é certo ou errado.

Mossoró Press disse...

Ainda ao anônimo:
Agora fiquei curioso em saber quem é esse anônimo, quem tem esse pensamento aqui em Upanema. Não censuro totalmente seu comentário, até pq ele me faz lembrar os debates na Universidade.

Igo Marcel disse...

omee, TUDO é melhor que o jornal nacional. Nem na foto do livro os apresentadores conseguiram expressar alguma face de ser humano.Tudo mt sistemático e ensaiado. De fato são dois robôs. Sem falar na imparcialidade da globo ¬¬
Pode até ser bem escrito o texto do livro, mas seguir a metodologia da globo?! é ruim heim?! xDDD

Afonso Canuto disse...

Jornal nacional é indiscutivelmente o melhor telejornal brasileiro. Por falar nisso vocês viram o que William Bonner disse no final do Jornal Nacional de hoje?

Tiago Canuto disse...

Vi não afonso, não consegui assistir antes de passar....

Mossoró Press disse...

Caro Afonso,
não apenas vi o q ele disse no final do Jornal Nacional ontem a noite como disponibilizo aqui o link pro vídeo. Vale a pena conferir o q ele disse: http://www.youtube.com/watch?v=T2-yduV8dig

Anônimo disse...

caro editor
Sou leitor diário do seu blog. Visito-o mais de uma vez por dia. Fico frustrado quando não há postagens novas.
Fiquei supresso com sua reação ao comentário que fiz "eu não li e não vou ler" a respeito da postagem sobre o livro de William Bonnes da Globo. Em nenhum momento quis menosprezá-lo ou desrrespeitá-lo. Apenas comentei sobre o assunto e mostri meu desprezo pela Globo e cia. Lendo o seu comentário resposta gostaria de fazer algumas considerações:
1. A ferramenta dos blogs (inclusive o seu) permite que se faça comentários no anonimato. Há alguns blogs que não permite. Como você permite então prefiro ficar no anonimato. Não vi você reclamar de dezenas de anonimos que fazem comentários nesse espaço. Por que só o meu que merece esse tratamento?
2. Reacionário frustrado de esquerda, acho que não sou. Aliás nunca gostei de rótulos. Por que eu seria um esquerdista reacionário e frustrado? O que caracteriza esse personagem? Frustrado com o fim da URSS, do muro de Berlim? Não, nunca simpatizei com o regime soviético. Frustrado com o governo Lula? Também não estou frustrado com o governo Lula. Acho que o Governo Lula poderia ter mais avanços, mas não dá nem para querer comparar com os anteriores. Seria forçar a barra.
3.Quando eu sugerí a leitura de alguns blogs não querendo ser debochado. Sei muotp bem que você conhece muito mais blogs di que eu. Apenas quis divulgar esses blogs para que outras pessoas possam acessar e conhecer outras análises de nitícias diferente da que a gente vê na grande mídia (como fiz Paulo Henrique Amorim, o PIG). Avatei a sua sugestão e visitei o blog do Rodrigo Viana, muito bom. O da Carta Capital já conhecia, aliás uma das melhores revistas em circulação nacional, não achás?
4. O Programa do Observatório de Imprensa que vai ai ar todas as terças-feiras pela TV Brasil é muito bom. Pena que é um pouco tarde. Como tenho a obrigação de diariamente está de pé as 05 horas da manhã não consigo assistir toda a semana. O último com o William Bonner dei uma passada por lá. Mas não me interessei. William Bonner todos os dias na Globo já é demais.
5.Em relação a frase "eu não li e não vou ler" é patética e não merece ser publicada. Tem um ditado que diz que "pelo dedo se conhece o gigante". Prá mim isto basta. Não acredito em uma emissora e em jornalistas que já protagonizaram e protagonizam manipulações com a população no sentido de defender interesses privados. Com certeza você tem conhecimento dessas manipulações. Não precisa de enumerá-las.
6. Por fim, não precisa ficar curioso em saber que eu sou. Não tenho nenhuma influência em nada. Sou um Zé Ninguém. Acho que você está saendo modesto. Seu blog não é só lido em Upanema. Tens leitores em várias partes do Brasil. Talvez até do mundo. Quem sabe se eu não estou no Japão? Não é legal um çeitor seu no Japão?
Opa. Ia esquecendo. Fiquei honrado com sua frase final de que o meu comentário trás lembranças do seu tempo na academia. Tá vendo. Virei importante. Estou no nível dos acadêmicos, intelectuais. Gostei.
É só isso.
Como diz Pedro Bial da Globo (gostou) Saúde e Paz o resto a gente corre atrás.

Mossoró Press disse...

Esse comentário foi suficiente para ter a confirmação de quem se trata. Mesmo assim não vou descobrir sua identidade aqui, vou apenas dar algumas dicas para Jander e os demais leitores tentarem descobrir (Jander em outra encarnação foi detetive).Esse anônimo não mora em Upanema. Tá difícil? Ele naum vem sempre a Upanema. Depois mando mais dicas.

Anônimo disse...

Silva, eu sei quem é, pelos comentários só pode ser Tiago Maniçoba, sempre ele dar uma de intelectual e filosófo.
Eu suspeitava desde o princípio.

Jander Freire disse...

Rapaz, Silva esse negócio de "outra encarnação" não é pra detetive...heheheh

Mas, como vc já sabe, eu descobri sim de quem se trata.

Grande pessoa. Grande mente.

Anônimo disse...

Ou quero mais dicas! ele deveria escrever um livro,já q ele é tão sábio adOOOro jornal nacional..

Mossoró Press disse...

Jander acertou de primeira. Esse omi ia ganhar muito dinheiro se fosse detetive.

Tiago Canuto disse...

Lamento afirmar que o Chapolin anônimo chutou errado!

(suspeitei desde o princípio)